Como fazer a queloide parar de crescer?

Perguntado por: uazambuja . Última atualização: 27 de setembro de 2023
4.7 / 5 10 votos

Podem ser usados cremes e pomadas que inibem a formação de colágeno para evitar que o queloide continue crescendo. Existem, também, tratamentos com laser, crioterapia e radiação, para ajudar a diminuir o tamanho dos queloides.

O corticoide ajuda a reduzir a inflamação, inibe a formação excessiva de tecido cicatricial e pode ajudar a diminuir o tamanho do queloide. Esse tratamento geralmente requer várias sessões, com intervalos de algumas semanas entre elas.

A cicatriz com queloide tende a “invadir” áreas saudáveis da pele ao redor da ferida e pode continuar a se expandir lentamente ao longo dos anos. A cicatriz não forma o queloide imediatamente. Ele demora pelo menos 3 a 4 semanas, mas em alguns casos, pode surgir somente depois de 3 a 4 meses.

Corticosteróide injetado diretamente no tecido, geralmente de 3 a 4 tratamentos, com 30 dias de intervalo, reduz um queloide a uma cicatriz plana e reduz a vermelhidão, coceira e ardor. A remoção cirúrgica é usada para formações mais amplas. A técnica pode empregar um bisturi, bisturi elétrico ou laser.

As opções mais comuns são: radioterapia local, uso de placas de silicone, injeções, fitas oclusivas, crioterapia (congelamento) e laserterapia (aplicação de laser sobre a lesão). A escolha do tratamento dependerá do local e do tamanho da cicatriz.

Corte uma cebola pequena em pedaços pequenos e retire seu suco com ajuda de um filtro de pano. Aplique o suco na área da queloide e espere secar, depois enxágue. Repita o processo de três a quatro vezes ao dia até obter o resultado desejado. Se nenhum dos remédios caseiros fizerem efeito, consulte um dermatologista.

Pomadas: o uso de algumas pomadas ajuda a diminuir e clarear os queloides. Injeções de corticoides: são aplicadas no tecido da cicatriz para reduzir a inflamação local, fazendo com que ela fique mais plana. Laser: esse tipo de tratamento possui eficácia no clareamento e diminuição do queloide.

O que pode acontecer nos casos de queloides muito extensas é a limitação da mobilidade das regiões afetadas, sensibilidade na área e um pequeno desconforto com o atrito de roupas e tecido na lesão.

Algumas pessoas podem desenvolver um queloide depois de furar a orelha para colocar brincos e piercings ou mesmo apenas no trauma da tatuagem. Um queloide também pode se formar em feridas de catapora após a doença ter passado. Em casos muito raros, os queloides se formam em pessoas que não feriram a pele.

Qual é o preço da cirurgia para tirar queloide da orelha? A cirurgia para tirar queloide da orelha custa a partir de R$ 4.830,50 na cidade de São Paulo (Junho/2023). Os valores variam de acordo com a expertise do cirurgião, local de operação e tamanho da queloide.

Não fure com pistolas, somente com agulhas.