O que pode ser verruga no dedo?
As verrugas são causadas por um vírus, o papilomavírus humano (HPV). Esse vírus pode entrar na pele do paciente por meio de uma microlesão ou machucado, que pode ou não ser invisível aos olhos.
O que causa verruga no dedo
As verrugas são lesões da pele causadas pelo vírus papilomavírus humano (HPV). Disseminam-se pela pele através do contato das lesões com áreas não atingidas e são transmitidas pelo contato direto com pessoas contaminadas.
É normal ter verruga no dedo
Verruga comum
Elas se manifestam especialmente nas áreas de maior atrito do corpo, como mãos, joelhos, cotovelos e dedos. Podem ocorrer desde a infância e são benignas, isto é, não levam a outras doenças.
Quem tem verruga no dedo tem HPV
Tem sempre a dúvida se verruga pode significar a infecção por HPV. A verdade é que pode sim, mas as verrugas do papilomavírus são bem características.
Como se livrar de uma verruga no dedo
As verrugas podem ser retiradas por meio de medicamentos tópicos, pelo método de congelamento com nitrogênio ou por extração com bisturi elétrico ou radiofrequência. Os remédios para uso doméstico são prescritos pelo dermatologista, mas também há aqueles que devem ser aplicados em consultório.
Tamanho das verrugas – a infecção pelo HPV pode não apresentar sintomas, mas é comum que cause verrugas de tamanhos variáveis. Mas, nem sempre elas são visíveis ao olho humano. Aspecto das verrugas – pode ser da cor da pele ou ligeiramente mais escuras.
É perigoso ter verruga
Já as verrugas de pele, que costumam surgir nas mãos, nos pés, joelhos, cotovelos ou face, são lesões benignas, que não se transformam em câncer e costumam desaparecer espontaneamente com o tempo.
Pode cortar verruga no dedo
A verruga é um problema de pele muito comum e incomoda bastante. Apesar da tentação, não se deve tentar retirá-la em casa, pois isso aumenta a chance de que ela se espalhe. Ela é causada por um vírus, por isso, esse risco existe.
Quando a verruga não é HPV
Nem toda verruga na área genital é HPV. Cada caso deve ser avaliado com seu médico ginecologista/urologista, que pode pedir exames mais detalhados (como biópsia) para investigar melhor.
É normal nascer verruga do nada
Outro mito comum é que a verruga sempre nasce no mesmo lugar. O dermatologista ressalta que isso pode ocorrer pois, mesmo que o paciente tenha feito o tratamento correto para o problema, pode acontecer de nem todas as células serem extintas, o que leva a lesão a ressurgir no mesmo local, ou bem próximo.
É possível pegar HPV pelo dedo
As verrugas das mãos e dedos geralmente são causados por HPV, porém são tipos diferentes daqueles que acometem a região genital dos homens e mulheres.
Onde fica a verruga de HPV
A infecção pelo HPV normalmente causa verrugas de tamanhos variáveis. No homem, é mais comum na cabeça do pênis (glande) e na região do ânus. Na mulher, os sintomas mais comuns surgem na vagina, vulva, região do ânus e colo do útero. As lesões também podem aparecer na boca e na garganta.
O que é verruga na mão
Uma verruga na mão, significa uma infecção pelo HPV restrita à mão. Já as verrugas genitais, também chamadas de condilomas, são altamente contagiosas pela via sexual, seja ela oral, vaginal ou anal.
Como se contrai o vírus HPV
Como os HPV são transmitidos? A transmissão do vírus se dá por contato direto com a pele ou mucosa infectada. A principal forma é pela via sexual, que inclui contato oral-genital, genital-genital ou mesmo manual-genital. Assim sendo, o contágio com o HPV pode ocorrer mesmo na ausência de penetração vaginal ou anal.
Como eliminar o vírus do HPV do organismo
Tratamentos para HPV
O médico pode sugerir o uso de pomadas na região, remédios para fortalecer o sistema imunológico e até técnicas de cauterização, procedimento em que uma corrente elétrica de alta frequência é usada para queimar e destruir as células anormais na pele ou na mucosa.
Quais verrugas devo me preocupar
Quando as verrugas podem ser um sinal de alerta
É o caso das verrugas anogenitais. Essas lesões podem dar origem a tumores malignos como câncer de colo de útero e pênis.