Pode cortar a verruga plantar?

Perguntado por: anobrega . Última atualização: 27 de setembro de 2023
4.7 / 5 3 votos

Embora aparentemente a verruga dê a impressão de ser possível arrancá-la, não faça isso. Você não conseguirá tirar o vírus e ele continuará “germinando”. Também não a corte, pois o aparelho pode estar contaminado e gerar uma infecção.

O médico/ podologista pode optar por aconselhar a aplicação de ácido salicílico para tratar verrugas plantares. Este composto é, geralmente, a primeira opção de tratamento para a remoção destas lesões cutâneas.

Você também pode tentar remover a verruga com o bicarbonato de sódio.Dissolva o bicarbonato em água e depois lave a mão ou o pé que contém a verruga com a mistura. Deixe que sua mão ou a parte afeta seque naturalmente, com o bicarbonato ainda nela. Repita o processo com frequência, até que a verruga desapareça.

Veja só: - Não manipule ou arranque as verrugas. Dessa forma, é possível diminuir os riscos de infecções e, ao mesmo tempo, evitar o surgimento de novas lesões; - Ao notar o surgimento de lesões parecidas com olho de peixe, busque um dermatologista de confiança imediatamente.

- Não esprema a verruga. Isso pode espalhar o vírus. - Não use a mesma lixa, pedra-pomes ou cortador de unhas que você usa em sua pele saudável. - Use uma lixa descartável, para evitar a propagação do vírus.

Quando o olho de peixe não é tratado corretamente, há o risco de a lesão atingir um tamanho muito grande e o vírus se proliferar, contaminando outras áreas que podem desenvolver novas verrugas. Além disso, o tratamento incorreto pode resultar em cicatrizes e infecções na planta dos pés.

Uma forma de tratar o olho de peixe nos pés é realizando uma consulta em um dermatologista. Em geral, ele indica o uso de loções tópicas, que têm como principais ingredientes o ácido salicílico, o ácido nítrico ou o ácido tricloroacético. Para casos mais leves, usá-las uma vez ao dia é suficiente para um bom resultado.

Verrux é um removedor de verrugas comuns, plantares e de calosidades. É composto de 0,20 g/ml de Ácido Salicílico e 0,15 g/mL de Ácido Láctico. Possui maior precisão na aplicação, com secagem rápida e que não deixa o produto escorrer. Solução tópica de uso externo em adultos e crianças a partir de 2 anos.

Na maioria das crianças a verruga é eliminada em 2-3 semanas – a ausência de dor à pressão lateral é confirmativa da cura. 2. Nos adolescentes e adultos jovens esta aplicação de queratolíticos pode não ser suficiente.

Realização da cauterização
Esse tratamento é feito à base de cremes/soluções que contém ácido na composição, geralmente ácido lático ou ácido salicílico, que geralmente se apresenta em contrações de 15% a 20%.