Como evitar calos nos pés com sapatos novos?

Perguntado por: ecrespo . Última atualização: 27 de setembro de 2023
4.6 / 5 18 votos

Aconselhamos calçar os sapatos - especialmente os saltos altos - andando pela casa e em um local que não exija caminhada prolongada. Se puder, tente colocar uma meia grossa ou duas finas, assim fará uma pressão constante no calçado. Sempre tenha um par de sapatos reserva se sair o dia inteiro.

Como amaciar sapatos apertados?

  1. Use o sapato antes de sair de casa para identificar onde ele aperta. Antes de sair pra rua, vista o sapato em casa mesmo. ...
  2. Um secador de cabelos também pode te ajudar a lacear o sapato. ...
  3. Hidratante nos pés pode ser uma solução para calçados apertados. ...
  4. Use gelo para amaciar sapatos muito duros.

Veja quais são os tratamentos

  1. Utilize o calçado correto. É comum que muitas mulheres apresentem calos nos pés, principalmente depois de passar o dia inteiro usando um sapato de salto alto e bico fino. ...
  2. Faça compressão de limão e aspirina. ...
  3. Use protetores para os pés. ...
  4. Consulte um podólogo.

Antes de tudo, comece vestindo meias grossas, calce os sapatos (mesmo que fique apertado) e use o secador para esquentá-los bem enquanto mexe os pés para amaciar ainda mais. Apenas posicione o secador a uma distância segura para não queimar as fibras do calçado.

Passe uma camada de pomada descongestionante, dessas a base de cânfora, nos locais que o sapato machuca. O atrito dos pés em contato com a pomada, vai lacear o sapato sem machucar o calcanhar. Além da pomada, os emplastros de cânfora também dão certo. É só aplicar no lugar do sapato que está machucando, e calçá-los.

Esfregue os pés com um esfoliante (de preferência, utilize pedra pomes para auxiliar no processo) para retirar o excesso de queratina e pele morta da região. Aplique um hidratante e massageie o calo para finalizar.

Calos são mais superficiais, abrangem áreas maiores da pele e geralmente são assintomáticos. Calosidades são mais profundas e focais e geralmente dolorosas. O diagnóstico baseia-se na aparência clínica. O tratamento é feito por abrasão manual com ou sem agentes queratolíticos.

Encha uma bolsa plástica de água, assegure-se de que ela está bem fechada e coloque a bolsa dentro do seu sapato. Em seguida, coloque o sapato no congelador. Quando a água congelar, ela irá se expandir, e consequentemente, expandirá também o seu calçado.

Método com jornal úmido
Jornal úmido! Amasse e umedeça algumas folhas. Em seguida, coloque-as nos sapatos e deixe-as secar naturalmente. Conforme o jornal seca, ele se expande e ajuda a alargar o calçado.

Calce-o sempre que der
A ideia nessa dica é calçar os tênis por alguns minutos de cada vez até que eles "se acostumem" aos seus pés. Funciona assim: deixe o tênis novo sempre por perto.

Relacionadas

  1. Opte por saltos mais grossos. ...
  2. Pense na ocasião. ...
  3. Acostume-se com o sapato. ...
  4. Invista em palmilhas. ...
  5. Pense (e repense) sobre o tamanho do salto. ...
  6. Acerte no modelo. ...
  7. Tente não ficar em pé a noite toda. ...
  8. Cuide da postura ao andar.