Como se pega frieira no pé?

Perguntado por: amoreira9 . Última atualização: 27 de setembro de 2023
4.3 / 5 18 votos

A frieira ou pé de atleta é muito contagiosa, sendo de fácil transmissão no contato de pele com pele ou com superfícies ou objetos contaminados, como toalhas, lençóis e roupas, os quais quando compartilhados ajudam a propagar a infecção.

A causa mais comum da popular “frieira” é a micose, infecção por fungo na região entre os dedos dos pés, também conhecida como tinea pedis. É a causa mais comum de micose e ocorre especialmente devido ao calor e umidade da região.

Geralmente os médicos indicam pomadas que tenham cetoconazol, fluconazol ou isoconazol. Assim, a pessoa deve passá-la em cima da frieira no mínimo de 2 a 3 vezes por dia durante 1 mês. O tempo de tratamento varia bastante, quanto mais cuidado a região receber, mais rápido ela irá se curar.

As frieiras podem ser classificadas em agudas, quando duram entre 12 a 24horas, crónicas se persistirem por mais tempo (sendo estas as que estão habitualmente associadas à exposição prologada ao frio).

Usar peças de roupa e sapatos muito justos ou que não protejam do frio e da humidade, uma vez que dificultam a circulação sanguínea e expõem a pele à agressão externa. O facto de ter o peso abaixo do recomendado para a estatura pode ainda aumentar o risco de frieiras.

Frieiras podem causar lesões, geralmente aparecem no terceiro, quarto e quinto dedos, se estendem para a sola do pé causando coceira na região, descamação da pele, ardor e odor característico. Se não tratar de forma adequada, a frieira pode se espalhar por outras partes do corpo, como a mão e virilha por exemplo.

O vinagre de maçã é outro germicida comumente utilizado em casos de frieira. Para utilizá-lo, dilua 50 ml de vinagre em 200 ml de água e aplique a solução diretamente na ferida algumas vezes ao dia.

Além disso, deixe sempre os calçados em local arejado por pelo menos 24 horas antes de guardar ou calçar novamente. Uma boa dica é limpar a parte interna com álcool 70%. – inclusive marcar podologia preventiva, o que vai reduzir ainda mais os riscos do problema aparecer.

Sinais e sintomas da frieira ou pé de atleta
Você tem pele escamada, muito seca, rachada ou descascada. Você observa rachaduras, amolecimento e embranquecimento da pele entre os dedos do pé

– Usar talco entre os dedos dos pés após secagem completa; – Evitar roupas apertadas ou sintéticas, pois com o calor e a transpiração a pele fica mais úmida. Roupas de algodão, inclusive as íntimas, são preferíveis; – Não compartilhar com outras pessoas objetos pessoais como: toalhas, sapatos, chinelos, meias.

"No caso da micose, por exemplo, são comuns o descolamento na unha, manchas e riscas nas extremidades e a aparência mais grossa e espessa. Já a frieira é muito conhecida pela coceira na região afetada. O famoso 'pé de atleta' incomoda bastante e pode provocar fissuras, inchaço, ardor local e mau cheiro.

Bicarbonato. O bicarbonato de sódio é mais um dos produtos indicados por ter o mesmo efeito alcalinizante. Ele pode ser misturado com vinagre ou limão para ser aplicado sobre a micose. Se preferir, deixe os pés de molho na solução de vinagre com água e adicione bicarbonato.

Para solucionar o problema, é importante ter uma rotina de hidratação com cremes ricos em ureia e outros ativos hidratantes. Além disso, produtos que contenham ácido salicílico na fórmula ajudam a remover a pele morta e melhoram o aspecto da pele.

As frieiras são pequenas fissuras nas dobras dos pés, causadas pela produção incomum e excessiva de suor – as pessoas devem ter atenção caso haja, juntamente ao odor associado ao quadro, a presença de fungos que pode agravá-lo.

É fundamental lavar os calçados, inclusive palmilhas e cadarços, com sabão neutro e deixá-los secar bem, de preferência em local arejado. O Pro Gel (Pro Unha) é um ótimo aliado para acabar com esse incomodo.