Qual a forma de tratamento da Tungiase?

Perguntado por: lchaves . Última atualização: 27 de setembro de 2023
4.9 / 5 13 votos

Consiste na retirada do parasita com auxílio de agulha desinfetada, devendo todo o parasita ser retirado. Em seguida, usa-se tintura de iodo ou outro antisséptico no local. Havendo infecção secundária, tratar com antibioticoterapia tópica ou sistêmica.

A prevenção consiste basicamente em evitar contato com solo contaminado e usar sapatos. Medidas sanitárias para a descontaminação do local infestado também devem ser adotadas.

O bicho-de-pé tem cura e seu tratamento consiste em eliminar o parasita da pele, fazendo sua remoção com aparelhos devidamente esterilizados, para evitar infecções secundárias.

A tungíase é uma doença infecciosa de pele causada pela fêmea grávida de uma espécie de uma pulga chamada Tunga penetrans, popularmente conhecida como bicho-de-pé.

Pode ser dolorosa e/ou prurigonosa. Em alguns casos, pode ocorrer infecção cutânea secundária, podendo formar até abscessos locais. Dessa forma, dentre as possíveis complicações, temos a perda de unhas, feridas, impetiginização das lesões, eritema, edema, dor, pústulas, supurações e infecções bacterianas.

O Foldan Pomada é indicado no trato de infecção cutânea decorrentes de larvas migrans (bicho geográfico) e no trato de micoses superficiais decorrentes de fungos. A pomada deve ser aplicada e espalhada pela superfície afetada com movimentos suaves e circulares.

Pulverize com uma solução salina de 200 gramas de sal por litro de água. Se houver cães e gatos com bicho-de-pé, pulverize-os com produtos sistêmicos, e lave o local onde os mesmos dormem com a solução salina, e ferva seus panos que servem de cama.

O que acontece se não tirar o bicho de pé? Quando o bicho de pé não é tratado com rapidez, logo depois de penetrar a planta dos pés, a pessoa pode sofrer de infecções secundárias. É comum que os hospedeiros contraiam tétano, septicemia, linfangite, Staphylococcus aureus e gangrena gasosa.

Repelente de insetos
Podemos ser fãs do VapoRub, mas os insetos definitivamente não são. Passe um pouco nos braços, pernas, pescoço ou outras áreas da pele exposta para manter os insetos (incluindo mosquitos) afastados, graças ao óleo de folhas de cedro no interior.

O tratamento de escolha é feito com ivermectina oral para adultos e crianças com mais de 15 kg. A dose única de 200 mcg/kg é bastante efetiva, com taxas de cura de 77 a 100%, e melhora completa dos sinais e sintomas dentro de 7 dias. Em caso de falha terapêutica após 10 dias, deve ser realizada uma segunda dose.

A tungíase geralmente é assintomática, mas podem ocorrer complicações, como perda das unhas, feridas, impetiginização das lesões, eritema, edema, dor, pústulas, supuração, úlceras, infecções bacterianas, deformidades dos dedos e infestação grave, levando à dificuldade de andar (1, 3).

Como tirar bicho de pé em gato
A médica veterinária Joyce esclarece: “o tratamento é feito com a remoção mecânica da pulga da pele do animal, e pode envolver o uso de antibióticos e antissépticos, para evitar infecções secundárias”.

Qual a causa do bicho de pé? O bicho de pé é causado pela penetração na pele pela menor das pulgas, a Tunga penetrans, a única espécie do gênero que parasita o homem. Ela mede 1 milímetro e escolhe lugares secos e arenosos para viver, principalmente em área rural, chiqueiros e currais (fotos 1a, 1b, 1c).