Como saber se está com bicho geográfico?

Perguntado por: nguterres . Última atualização: 27 de setembro de 2023
4.7 / 5 14 votos

Quais são os sintomas do Bicho Geográfico?

  1. Coceira, que piora durante a noite;
  2. Linhas vermelhas;
  3. Inchaço;
  4. Sensação de movimento debaixo da pele.

O bicho geográfico tem cura e seu período do corpo humano dura, no máximo, quatro semanas. Porém, em áreas de risco as infecções podem ser frequentes e avançar para formas mais graves.

O diagnóstico é feito pelo achado de larvas em fezes ou no conteúdo do intestino delgado ou, às vezes, escarro, ou pela detecção de anticorpos no sangue. O tratamento é feito com ivermectina ou albendazol.

Tratamento. O tratamento da larva migrans é feito com drogas antiparasitárias que tenham ação contra helmintos, como Tiabendazol, Albendazol ou Ivermectina. A Ivermectina é usada na dose de 200 mcg/kg por dia, por um ou dois dias. Já o Albendazol é habitualmente prescrito na dose de 400 mg por dia por três dias.

Se não tratado, pode causar complicações? Pode causar complicações nos pés, na pele, começar a ter infecções, começar a penetrar mais profundamente nos vasos linfáticos, pode espalhar para outros lugares do corpo, pode acometer vísceras como estômago, fígado, olhos e pulmão.

Presente no intestino e fezes de cães e gatos, a larva migrans cutânea, também conhecida como bicho geográfico, é um parasita responsável por causar dermatite serpiginosa em humanos. Esse tipo de dermatite causa muita coceira, vermelhidão e lesões que se parecem com um mapa.

Foldan é um medicamento indicado no tratamento de infecção na pele causada pela Larva migrans, popularmente conhecida como “bicho geográfico”. Além disso, Foldan também é recomendado na eficácia no tratamento de micoses superficiais produzidas por dermatófitos comuns.

O tratamento de escolha é feito com ivermectina oral para adultos e crianças com mais de 15 kg. A dose única de 200 mcg/kg é bastante efetiva, com taxas de cura de 77 a 100%, e melhora completa dos sinais e sintomas dentro de 7 dias. Em caso de falha terapêutica após 10 dias, deve ser realizada uma segunda dose.

As larvas migram vários milímetros ou até alguns centímetros por dia. Por isso, as lesões medem 3 milímetros de largura e podem ter até 15 a 20 milímetros de comprimento. O prurido (coceira) pode ser tão intenso ao ponto de perturbar o sono.

O problema é não retirar totalmente a pulga, ou causar uma infecção e se transformar em um estado clínico mais grave”, explica João Luiz Carneiro, médico clínico geral do hospital Vita. O tratamento mais indicado é o uso de pomadas antiparasitárias e a agulha ou pinça esterilizada para fazer a retirada.