Como evitar calo seco no pé?

Perguntado por: rpereira3 . Última atualização: 27 de setembro de 2023
4.8 / 5 9 votos

Cremes hidratantes específicos para os pés: usar todos os dias antes de dormir (evitar passar entre os dedos) para evitar o ressecamento extremo da pele e a formação de calos duros e ainda mais doloridos.

Os calos são formados por uma camada grossa e seca da pele, que pode ser removida com um banho em água morna e algumas gotas de óleo de amêndoas ou qualquer outro óleo vegetal. Esse procedimento amolece a pele e a deixa pronta para o próximo passo.

Use sapatos confortáveis e bem adaptados. A causa mais comum de calos são sapatos com um tamanho ou forma incorretos. Sapatos largos e confortáveis de salto baixo e sola macia, que não friccionam, são o ideal. Se quiser ter certeza do ajuste certo, peça ajuda a um assistente de loja.

A causa de calos e calosidades normalmente é pressão ou atrito intermitentes, geralmente sobre uma superfície óssea. Após a remoção da pele espessa sobrejacente, uma verruga sangrará, enquanto a calosidade não.

Tratamento de calo plantar

  1. Uso de calçados adequados;
  2. Uso de palmilhas ortopédicas;
  3. Tratamento podológico dos calos;
  4. Uso de protetores de calos;
  5. Uso de cremes hidratantes ou com ácido salicílico (que ajudam na dissolução da queratina);
  6. Cirurgias;
  7. Uso de medicamentos em caso de infecções;

Cremes hidratantes específicos para os pés: usar todos os dias antes de dormir (evitar passar entre os dedos) para evitar o ressecamento extremo da pele e a formação de calos duros e ainda mais doloridos.

Um bom podólogo consegue, com a retirada de calos por meio do desbaste da calosidade, retirar boa parte do núcleo duro, que pressiona ao caminhar e provoca dor.

Muitas vezes confudida com unha encravada, onicofose é uma calosidade que surge no canto do dedo e embaixo da unha. É um excesso de pele que causam muita dor, podendo ser vezes ser confundido com unha encravada (LINK). Essa anomalia ocorre como uma resposta da pele a um atrito intenso.

A solução para isso é usar palmilhas. Existem muitas opções em silicone, couro e gel. Além disso, elas podem ser inteiras, cobrindo a sola toda, ou apenas uma parte, para o calcanhar ou para os dedos. Para escolher as palmilhas, analise as zonas do sapato que causam mais desconforto e, pronto, problema resolvido!

Um calo é uma área dura na camada superior da pele que se torna grossa, rígida e espessa, como uma resposta ao atrito constante em que a área é submetida. O calo propriamente dito se constitui de uma área rica em queratina, semelhante ao tamanho de uma ervilha. Não pare agora...

Calosidades (Tilomas) – são lesões mais amplas que os calos, localizadas em áreas de maior fricção e pressão, geralmente causadas por postura quando há sobrecarga de peso em determinada parte da planta do pé. O tratamento está na utilização de calçados anatômicos e palmilhas mais confortáveis.

Não tente cortar ou raspar os calos e calosidades em casa.

Tem o dorsal, em cima do dedo; o duro, que é o mais comum; o calo com núcleo, que é doloroso; e o mole, que aparece no meio dos dedos”, explica Cristina Lopes, podóloga e coordenadora técnica da Doctor Feet. Segundo a profissional, a prevenção é fundamental para evitar a dor ao pisar no chão.