Tem cirurgia para calo?

Perguntado por: rilha . Última atualização: 27 de setembro de 2023
4.3 / 5 8 votos

Muito dolorosos e difíceis de tratar de forma convencional, muitas vezes só recorrendo a tratamento cirúrgico se consegue a sua eliminação definitiva. O procedimento é muito simples e a recuperação normalmente ronda os 3 a 4 dias.

Calos com núcleos podem ser dolorosos e, em casos extremos, precisam ser retirados por meio de cirurgia.

Podologia com Corte Correto das Unhas + Remoção de Calos e Calosidades + Lixamento + Hidratação, de R$120 por R$90.

Procure também um ortopedista especialista em pés, além do dermatologista, pois palmilhas adequadas para o tipo de pisada, feitas sob medida para SEU PÉ, a sua forma de pisar, ajudam enormemente no controle e involução dos calos.

Remover calosidades:
Pode imergir a parte afetada (normalmente a mão ou o pé) em água morna com sabão. Adicionar sais de Epsom à imersão pode ter um efeito adicional. Também pode usar cremes esfoliantes disponíveis no mercado para suavizar a pele.

Não tente cortar ou raspar os calos e calosidades em casa.

O calo duro se desenvolve nos dedos, em sua parte superior ou inferior, região em que há maior pressão durante a pisada. No primeiro caso afeta, principalmente, pessoas com dedo em garra ou martelo. Além disso, a pele fica muito dura e seca em função do uso de calçados com salto alto e bico fino.

Tem o dorsal, em cima do dedo; o duro, que é o mais comum; o calo com núcleo, que é doloroso; e o mole, que aparece no meio dos dedos”, explica Cristina Lopes, podóloga e coordenadora técnica da Doctor Feet. Segundo a profissional, a prevenção é fundamental para evitar a dor ao pisar no chão.

A causa de calos e calosidades normalmente é pressão ou atrito intermitentes, geralmente sobre uma superfície óssea. Após a remoção da pele espessa sobrejacente, uma verruga sangrará, enquanto a calosidade não. Recomendar abrasão mecânica e queratolíticos para ajudar a remover calos e calosidades.

As tumefações podem ser dolorosas ou sensíveis quando uma pressão é aplicada. Algumas vezes, uma bolsa preenchida com líquido (bursa) forma-se abaixo da tumefação. Os calos geralmente não provocam sintomas.

Prevenção

  1. Almofadas para colocar entre os dedos dos pés;
  2. Espuma ou almofadas para colocar sobre os locais onde se formam calos;
  3. Almofadas de espuma com furos no centro (como donuts )que redistribuem pressão em torno do calo;
  4. Palmilhas com amortecimento para preencher os pés e aliviar a pressão mecânica.

Localização: As calosidades costumam se formar em áreas de pressão ou atrito nos pés, enquanto os olhos de peixe são mais comuns na sola dos pés. Aspecto: As calosidades são áreas de pele espessa e endurecida, enquanto os olhos de peixe têm uma aparência mais saliente, com um ponto preto no centro.

Procedimento Normal - Remoção de Calos e Calosidades
No tratamento de um calo doloroso, a remoção indolor da camada externa, permite remover o centro ou núcleo do calo. Este procedimento não causa dor.