É bom furar Calo de Sangue?

Perguntado por: gpires9 . Última atualização: 27 de setembro de 2023
4.6 / 5 6 votos

Os médicos especialistas orientam não furar ou estourar a bolha se a mesma não estiver realmente incomodando e você puder manter a área afetada em repouso.

Uma bolha de sangue na boca pode ser feia e causar desconforto. Em primeiro lugar, não caia na tentação de estourar a bolha. Na maioria das vezes, as bolhas de sangue orais resultam de lesões acidentais nos tecidos da boca. Estourar a bolha pode agravar o problema.

Bolha com sangue
São, normalmente, formadas por uma pressão forte sobre a pele. Assim que você identificar que está com uma bolha que já possui sangue na sua parte interna, a prioridade é fazer um furinho com uma agulha, sem romper a pele, para que o sangue saia de dentro da bolha.

Quanto tempo dura um hematoma
O tempo de cura de um hematoma é de, em média, 7 dias - a depender da quantidade de sangue acumulada no local.

A maioria das bolhas estoura por si mesmo; estourá-las pode causar infecção. Lave sempre as mãos antes e depois de tocar em uma bolha. Se não puder movimentar-se por causa de uma bolha, drene cuidadosamente picando com uma agulha ou pino esterilizado. Aplique uma pomada antibiótica e um curativo para bolhas.

Também é importante não retirar o teto (a pele), já que ele serve como curativo biológico e protege contra infecções. No caso da bolha de sangue, se estiver dolorida deve ser furada logo nas primeiras horas após a formação.

O ideal é passar gelo no lugar, para que os vasos sanguíneos dilatados se fechem e a lesão sare mais rapidamente. A baixa temperatura diminui o inchaço, a dor e o sangramento, se houver.

Pontos-chave. A causa de calos e calosidades normalmente é pressão ou atrito intermitentes, geralmente sobre uma superfície óssea. Após a remoção da pele espessa sobrejacente, uma verruga sangrará, enquanto a calosidade não. Recomendar abrasão mecânica e queratolíticos para ajudar a remover calos e calosidades.

Os calos são formados por uma camada grossa e seca da pele, que pode ser removida com um banho em água morna e algumas gotas de óleo de amêndoas ou qualquer outro óleo vegetal. Esse procedimento amolece a pele e a deixa pronta para o próximo passo.

Solução com ácido lático e ácido salicílico
O produto deve ser aplicado no calo, em 4 camadas, depois de se lavar bem a região com água morna e se proteger a pele em torno do calo, com adesivo ou vaselina, por exemplo. Estes produtos devem ser aplicados diariamente.

Normalmente elas não significam nada de grave, mas você deve procurar um hematologista quando a mancha surge sem causa mecânica, se junto com a mancha vem um sangramento no nariz e na boca, se a mancha for desproporcional ao trauma sofrido ou se ela vier acompanhada por outro sintoma como febre ou dor.