Quem tem queloide pode fazer jato de plasma?

Perguntado por: uvieira . Última atualização: 27 de setembro de 2023
4.9 / 5 4 votos

O tratamento tem a capacidade de melhorar desde a aparência de manchas solares e de envelhecimento, estrias, cicatrizes (incluindo acne e queloide), olheiras, retirada de pintas e verrugas, ameniza linhas de expressão e flacidez.

O jato de plasma é um tratamento estético que pode ser usado contra rugas, linhas de expressão, manchas escuras na pele, cicatrizes e estrias, além de Pintas, Verrugas e Sinais do tempo. Esse tratamento aumenta a produção de colágeno e fibras elásticas, reduz o queloide e ainda facilita a entrada de ativos na pele.

“O jato de plasma é bem agressivo, e aproveitar a lesão para aplicar ativos pode prejudicar a cicatrização cutânea, especialmente se o produto usado não for esterilizado e contiver álcool ou outros itens que agridam a pele que já está debilitada.

A técnica pode empregar um bisturi, bisturi elétrico ou laser. Às vezes, a remoção cirúrgica é a única possibilidade, mas deve-se levar em conta que os fatores que originaram o primeiro queloide ainda estão ativos e, portanto, ele pode se formar novamente.

Há também contraindicação do jato de plasma para pessoas que tem a pele mais escura, como as morenas e afrodescendentes. A tendência a formação de queloides e problemas de cicatrização também precisam ser levados em conta na hora de se submeter ao jato de plasma.

A duração da blefaroplastia cirúrgica, a que faz o corte do excesso de pele, tem duração de oito a dez anos. Já a técnica jato de plasma tem efeito que dura de dois a três anos, mas pode ser refeita sempre que o paciente desejar.

Como já afirmamos, o jato de plasma é um tratamento que é geralmente utilizado no combate às rugas e linhas de expressão. Além disso, ele também pode auxiliar no tratamento para manchas escuras na pele, cicatrizes e estrias.

Vale lembrar que cirurgias para remoção de queloide acaba deixando outra cicatriz que pode formar uma queloide ainda maior, e o recomendado é optar por tratamentos que minimizem o problema como cremes e laser, por exemplo.

Derm Clin Estética Avançada: 4 Sessões de Jato de Plasma, de R$400 por R$99.

O jato de plasma cria uma casquinha na região, podendo haver inchaços ou vermelhidão nos dias seguintes. Foque bastante em dermocosméticos que estimulem a cicatrização! Se você faz tratamento com algum despigmentante ou ácido, só poderá usar novamente após a recuperação completa.

Cuidados pós-procedimento
Após o procedimento com jato de plasma, o paciente deve iniciar o uso de Cicaplast na região lesionada até que a crosta proveniente da aplicação caia de forma natural (4-5 dias, de modo geral).

Sim. Todo profissional que tenha certificado de conclusão técnica ou tecnólogo pode se fizer uma capacitação Fototerapia trabalhar com laser Terapêutico .

Conclusão. Quem tem queloide pode, sim, fazer esse tipo de procedimento, embora a formação de queloides seja rara em cirurgias faciais, é essencial escolher um cirurgião plástico experiente e seguir todas as orientações pré e pós-operatórias para minimizar os riscos.

Depois de um corte, um machucado, uma cirurgia ou queimadura, a reação da pele é formar um novo tecido para curar a ferida. O problema é que nem sempre a cicatriz que fica é lisa, fina e discreta. Pode ocorrer um crescimento anormal do tecido na cicatriz, formando o queloide.

A prevenção de queloides pode ser alcançada através de cuidados adequados após o procedimento cirúrgico, tais como repouso adequado, massagem, uso de curativos especiais, hidratação e aplicação de corticosteroides.

O jato de plasma gera uma lesão controlada, fazendo com que aconteça um processo inflamatório. Por isso, os resultados são visíveis a partir de 7 a 15 dias após, em média. Após uma sessão, é comum a pele ficar com aspecto de “queimado”, que vai gradualmente diminuindo.