Pode beber cerveja tomando antiviral?

Perguntado por: dfreitas . Última atualização: 27 de setembro de 2023
4.4 / 5 8 votos

Além dos antibióticos, outros fármacos usados no tratamento de infecções, tais como antivirais, antiparasitários e antifúngicos também podem provocar efeitos colaterais se misturados com o álcool.

Não tem problema tomar os dois no mesmo dia.

Pesquisa comprova que o uso de álcool com medicamentos para o tratamento do HIV pode prejudicar o tratamento.

A especialista explica que, durante o tratamento de uma doença, não há uma proibição absoluta ao consumo de álcool.

A interação medicamentosa que ocorre com o álcool pode causar diminuição ou potencialização do efeito de um medicamento. É recomendado nunca se fazer esse tipo de combinação, pois há vários riscos envolvidos ao misturar medicamentos e álcool.

Os medicamentos raltegravir, atazanavir e dolutegravir interagem com antiácidos utilizados para alívio de sintomas de azia, como aqueles com magnésio, alumínio ou cálcio, podendo diminuir o efeito da TARV quando tomados juntos ou em horários muito próximos.

Por exemplo: Metronidazol; Trimetoprim-sulfametoxazol, Tinidazole, Griseofulvin. Outros antibióticos como cetoconazol, nitrofurantoína, eritromicina, rifampicina e isoniazida também não devem ser tomados com álcool pelo perigo de inibição do efeito e potencialização de toxicidade hepática.

Pessoas vivendo com HIV em tratamento antirretroviral com carga viral indetectável em seu sangue têm um risco negligenciável de transmissão sexual do HIV. Dependendo das drogas empregadas, pode levar até seis meses para que a carga viral fique indetectável.

Para conquistar a condição de indetectável o paciente deve seguir o tratamento recomendado durante seis meses, e então manter a carga viral indetectável após o primeiro resultado do teste indetectável, sendo recomendado realizar o exame de carga viral a cada seis meses.

Indicações de uso. Aciclovir 200 mg é indicado para o tratamento de Herpes zoster, para o tratamento e prevenção de Herpes simplex, bem como recorrências de infecções deste último vírus. Este medicamento também é indicado para pacientes com a imunidade seriamente comprometida.

Agitação, confusão, tremor, ataxia, disartria, alucinações, sintomas psicóticos, convulsões, sonolência, encefalopatia e coma. Estas reações são reversíveis, e geralmente relatadas por pacientes com distúrbios renais, ou com outros fatores predisponentes; Hepatite, icterícia; Insuficiência renal aguda, dor renal.

AÇÃO DO MEDICAMENTO: O aciclovir é um agente antiviral que inibe a síntese do DNA viral. Proporciona tratamento eficaz para as infecções menos graves por HSV-1, HSV-2 (vírus Herpes simplex 1 e 2) e VZV (vírus Varicela zoster) em pacientes ambulatoriais. O tempo estimado para o início da ação é de 1,7 horas.

Evitar o consumo de bebidas alcoólicas durante a gripe é importante. Além de agredir o intestino, órgão cuja mucosa é responsável pelo bom funcionamento do sistema imunológico, o álcool aumenta a desidratação¹. O equilíbrio da água no organismo é fundamental para otimizar todo o funcionamento do corpo.

Usuários crônicos de bebidas alcoólicas podem apresentar um risco aumentado de doenças do fígado caso seja ingerida uma dose maior que a dose recomendada (superdose) de paracetamol gotas. O paracetamol pode causar dano hepático.

Algumas pessoas acreditam que as bebidas alcoólicas cortam o efeito dos medicamentos, no entanto o álcool não interfere na ação dos remédios.

O tratamento da infeção HIV funcionará melhor se nunca se esquecer de tomar uma dose e se a tomar sempre à mesma hora. Caso se esqueça de tomar uma dose, por exemplo, quando a toma é de uma única dose por dia, pode tomar os medicamentos até às 12 horas seguintes.