Como tomar albendazol 400mg antes ou depois das refeições?

Perguntado por: saparicio . Última atualização: 27 de setembro de 2023
4.5 / 5 10 votos

Os comprimidos de albendazol podem ser tomados durante ou após as refeições ou de estômago vazio.

Os comprimidos de Albendazol podem ser engolidos com água ou mastigados. Algumas pessoas, particularmente as crianças, podem ter dificuldade de engolir os comprimidos inteiros. Nesse caso, devem ser incentivadas a mastigar os comprimidos com um pouco de água ou triturá-los.

400 mg ou 10 ml da suspensão oral (40 mg/ml) 1 vez por dia por 5 dias para adultos e crianças acima de 2 anos.

O albendazol pode ser tomado durante ou após as refeições, ou de estômago vazio.

Algumas pessoas, particularmente crianças, podem ter dificuldade de engolir os comprimidos inteiros. Nesse caso, devem ser incentivadas a mastigar os comprimidos com um pouco de água. Alternativamente os comprimidos podem ser triturados. Nenhum procedimento especial, como jejum ou uso de agente purgante, é necessário.

Pamoato de pirvínio 700mg (10mg/kg) Dose única Repetir após 14 dias. Mebendazol 100mg 12/12h por 3 dias Repetir após 14 dias; Albendazol 400mg (10mg/kg) Dose única Repetir após 14 dias.

Para evitar reações como náuseas, vômitos e diarréias, o indicado é fazer uso da Ivermectina de estômago vazio, cerca de 2 horas após uma refeição.

No tratamento da ascaridíase, o albendazol apresenta taxa de cura acima de 95%. Já a Annita, possui taxa de cura de 90 a 100% nos casos de infecção leve, mas apenas de 50 a 80% nos pacientes com grande eliminação de ovos de ascaris pelas fezes (mais de 10.000 por cada grama de fezes).

Evite consumir alimentos crus, como peixes e ostras.

Mesmo uma simples refeição pode prejudicar a ação ótima de remédios. “Alguns medicamentos necessitam de ambiente mais ácido, como o do estômago, para serem absorvidos com facilidade. Só que após as refeições, o órgão produz mais suco gástrico, que pode tornar o local ácido demais e eliminar os efeitos medicamentosos.

Medicamentos mais indicados: albendazol, mebendazol, tiabendazol, cambendazol, pamoato de pirantel e nitazoxanida.

É melhor ingerir albendazol comprimido mastigável na mesma hora todos os dias. Se você não apresentar melhora após três semanas, fale com seu médico. Um segundo ciclo de tratamento pode ser necessário.

Quanto ao tratamento, geralmente são utilizados medicamentos que eliminam o agente etiológico da doença, chamados de antiparasitários. No caso das verminoses, os fármacos chamados de vermífugos matam e eliminam os vermes contidos no organismo.

Além disso, será preciso tratar a origem do problema, ou seja, se a gastrite for decorrente de uma verminose intensa, por exemplo, será preciso administrar o vermífugo. Já no caso de gastrite de origem bacteriana, pode ser prescrito um antibiótico.

A meia-vida do albendazol no plasma é de 8,5 horas.

4) Não mastigar “os mastigáveis”
Ao engolir sem mastigar, o medicamento só começará a ser aproveitado pelo organismo no intestino. No entanto, a ação não tende a ser reduzida.