Estou tomando cefalexina posso ter relação?

Perguntado por: amartins8 . Última atualização: 27 de setembro de 2023
4.7 / 5 12 votos

Em função do desconforto, é indicado que a prática seja evitada.

Relações sexuais, especialmente se forem intensas e frequentes após um período de abstinência, podem aumentar o risco de complicações e potencialmente colocar o parceiro em risco. Por isso, recomenda-se que se espere para fazer sexo até que se esteja livre de sintomas e tenha terminado todo o tratamento.

Quais as contraindicações do Cefalexina? Cefalexina é contraindicado em pacientes alérgicos às cefalosporinas. Cefalexina não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica. Cefalexina está classificado na categoria B de risco na gravidez.

Em geral, o medicamento que atua inibindo a proliferação bacteriana começa a atuar no organismo cerca de 30 minutos após a sua ingestão. Porém uma regressão significativa dos sintomas é notada pelos pacientes apenas 48 horas após o início do tratamento.

PARA QUE SERVE CEFALEXINA? Cefalexina é indicada para o tratamento de infecções do trato respiratório, otite média (inflamação no ouvido), infecções na pele e tecidos moles, infecções urinárias e infecções ósseas.

É preciso destacar que ela não é uma doença sexualmente transmissível (DST). O que acontece é que durante a relação sexual, há o transporte de muitas bactérias que naturalmente habitam na região íntima. Elas acabam entrando pela uretra e se instalam na bexiga, onde se proliferam e causam a infecção.

Decerto, durante o tratamento da infecção urinária, é recomendado evitar a atividade sexual até que os sintomas desapareçam completamente e o tratamento seja concluído.

A cefalexina é uma cefalosporina de 1ª geração com ações contra diversas bactérias, incluindo: Staphylococcus aureus, Staphylococcus epidermides, Streptococcus pneumoniae, Streptococcus pyogenes, Escherichia coli, Haemophilus influenzae, Proteus mirabilis, Klebsiella pneumoniae, Moraxella catarrhalis e Proteus ...

A reação adversa mais frequente tem sido a diarreia, sendo raramente grave o bastante para determinar a cessação da terapia. Tem também ocorrido dispepsia, dor abdominal e gastrite. Como acontece com algumas penicilinas ou cefalosporinas, tem sido raramente relatada hepatite transitória e icterícia colestática.

Após doses de 250mg, 500mg e 1g, níveis mensuráveis do medicamento no sangue podem estar presentes por 6 horas após a administração. A duração do tratamento completo depende da administração do antibiótico pelo período e nas doses indicadas pelo médico, o que depende da infecção a ser tratada.