Tem como eliminar fibrose?

Perguntado por: dmendes . Última atualização: 11 de julho de 2023
4 / 5 7 votos

Fibrose tem tratamento, independentemente do tempo. No entanto, quanto antes ela for tratada, mais fácil será o processo. Os tratamentos usados pela fisioterapia podem envolver aparelhos como laser e ultrassom, além de técnicas de liberação cicatricial manual.

A Fibrose Cística é uma doença genética que não tem cura. Ela se manifesta, principalmente, no aparelho respiratório e no pâncreas.

A fibrose faz parte desse processo natural de cicatrização interna e normalmente não causa problemas para as pacientes, desaparecendo após alguns meses.

Como tratar a fibrose
Se for necessário, a drenagem pode ser associada a outros tipos de tratamento que usam tecnologias como a radiofrequência e o ultrassom. Outra opção é a endermoterapia, uma técnica que massageia o corpo utilizando um aparelho específico.

Os corticoides são medicamentos indicados para pacientes com este problema, pois atuam como anti-inflamatórios. Com o seu uso, o indivíduo consegue respirar com mais facilidade e ter melhor qualidade de vida, no geral.

A técnica fisioterapêutica chamada liberação funcional Tecidual (LTF) pode ser indicado para melhorar a fibrose. A Radiofrequência, também pode ser uma grande aliada quando realizada na fase de cicatrização indicada ideal, por proporcionar a absorção e remodelação do tecido com cicatriz.

A infusão de dióxido de carbono (terapia de CO2 ou carboxiterapia) na fibrose cicatricial pós-operatória sob a pele também ajuda na cura. Ao melhorar a circulação e alongar a fibrose, o dióxido de carbono permite a reabsorção e laceração da cicatriz.

Se este tecido estiver muito desorganizado, preso, repuxando, com o passar dos meses ele não apresentará melhora. Uma vez constituída e instaurada, a fibrose não sofrerá alteração, ou seja, a fibrose não desaparece.

Ao contrário da cirrose, a fibrose hepática é reversível, desde que se consiga interromper a agressão que a está a estimular. Essa regressão, contudo, pode demorar anos.

Quantas sessões são necessárias para tratar fibrose? Depende. Cada corpo responde de uma forma, mas normalmente não há necessidade de muitas sessões. Ótimos resultados são alcançados de três a oito atendimentos.

A fibrose pode ser desenvolvida depois de procedimentos cirúrgicos. Nesses casos, alguns cuidados administrados por profissionais da estética e fisioterapia podem ajudar a eliminar o problema, tais como: drenagem linfática manual, terapia de ultrassom pulsado e alongamentos.

Faça atividades regulares, como caminhada, alongamento e outros exercícios que não exijam muito da sua condição física. O objetivo é manter as funções dos músculos do seu corpo, que podem se comprometer por causa do sedentarismo e do efeito no uso de alguns medicamentos.

Outros tipos de fibroses
Alguns exemplos são: fibrose do fígado (cirrose), fibrose do mediastino (tecido mole do mediastino), mielofibrose (medula óssea), Doença de Crohn (intestino), quelóide (pele), artrofibrose (joelho, ombro, outras articulações), fibrose nos pés (ledderhose) e por aí vai.