Tem alguma virose no ar?

Perguntado por: lcoutinho . Última atualização: 11 de julho de 2023
4.4 / 5 19 votos

Uma virose respiratória pode ser qualquer tipo de infecção do sistema respiratório causada por um vírus, resultando em sintomas clássicos, como dor de cabeça, coriza e tosse. Elas podem acontecer o ano todo, mas são mais comuns quando o clima está frio e seco, como no outono e inverno.

As respiratórias são transmitidas por gotículas da boca ou do nariz da pessoa infectada para a pessoa saudável. As gastrointestinais também têm essa forma de transmissão além da transmissão fecal-oral. Nos dois casos podem ser transmitidas através de objetos ou alimentos contaminados.

O vírus H3N2 é uma variante do vírus Influenza A, que é um dos principais responsáveis pela gripe comum e pelos resfriados, sendo facilmente transmitido entre pessoas por meio de gotículas liberadas no ar quando a pessoa gripada tosse ou espirra.

Muitas das viroses são transmitidas através do contato com outras pessoas doentes, seja por gotículas da saliva ou do nariz. Além disso, o contato oro fecal também pode acontecer, fazendo com que o hospedeiro entre em contato.

Com elas, chegam também muita tosse, secreção, corrimento nasal, dor de garganta e febre, sintomas característicos das viroses respiratórias. Não vamos confundir: no resfriado comum predominam as manifestações nasais como coriza, espirros, algumas vezes acompanhadas de dor de garganta, tosse e febrícula.

A seguir, os principais distúrbios ligados ao ar contaminado:

  • Doenças pulmonares. Pneumonia, asma, bronquiolite e falha no desenvolvimento pulmonar em crianças são algumas das disfunções geradas pelo ar contaminado. ...
  • Doenças cardiovasculares. ...
  • Câncer. ...
  • Diabetes. ...
  • Prejuízo no desenvolvimento cognitivo. ...
  • Agravamento da Covid-19.

Viroses transmitidas pelo ar: As principais viroses são a gripe, o resfriado, a poliomielite, sarampo, catapora, caxumba, rubéola, varíola, mononucleose, citomegalovírus, pneumonia asiática.

Saúde registrou 17,2 mil hospitalizações de casos de síndromes respiratórias em 2023. Dados são do boletim divulgado pela Secretaria estadual da Saúde. Os vírus de Influenza e Covid-19 estão entre os que causaram os casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG).

Sintomas semelhantes à Covid, incluindo febre alta e diarréia preocupam famílias. Recomendação médica é ingerir líquidos.

Sintomas de Virose Respiratória

  1. Dor de garganta;
  2. Tosse (seca ou com secreção);
  3. Espirros.
  4. Obstrução nasal;
  5. Coriza;

Além de recomendar caprichar na hidratação, bebendo água e outros fluidos (sempre em goles pequenos para não gerar náusea e causar vômito), repouso e cuidados com a alimentação, o médico pode prescrever remédios como analgésicos (para dor), antitérmicos (para baixar febre), antieméticos (para evitar vômitos) e ...

Outra dica para conseguir se prevenir contra as viroses é manter todas as suas vacinas em dia, pois assim, mesmo que elas não previnam que a transmissão aconteça, com as vacinas é possível que a doença não se desenvolva; ou que ela tenha sintomas mais brandos, evitando o mal-estar e as dores fortes e recorrentes.

O recomendado como tratamento para viroses é o repouso e, principalmente, a hidratação. Isso porque entre os principais sintomas da virose está a perda de líquido, seja por diarreia ou vômito.

De início, o mais simples a se fazer é o repouso. Evite atividades exaustivas e intensas, prefira se cuidar e descansar bastante, para deixar o corpo recuperar as forças e não deixar o mal-estar mais intenso do que já é comum para a virose respiratória.