Sou muito estressada e nervosa o que fazer?

Perguntado por: lfernandes . Última atualização: 1 de julho de 2023
4.8 / 5 6 votos

10 dicas fáceis para aliviar o estresse

  1. Praticar exercícios físicos. ...
  2. Consumir suplementos. ...
  3. Utilizar óleos essenciais. ...
  4. Aprender a dizer não. ...
  5. Parar de procrastinar. ...
  6. Utilizar táticas de respiração. ...
  7. Manter contato físico positivo. ...
  8. Ouvir música relaxante.

Os agentes que estimulam o estresse são variados e podem estar ligados com relacionamentos familiares e amorosos, pressão no trabalho, escola ou faculdade, traumas, acúmulo de preocupações, dificuldades financeiras, carga excessiva de atividades, mudanças de estilo de vida, etc.

Confira, a seguir, dicas valiosas sobre como aliviar o estresse e contribuir para sua qualidade de vida!

  1. Cuide da sua alimentação. ...
  2. Pratique exercícios. ...
  3. Pratique meditação. ...
  4. Reserve um tempo para o lazer. ...
  5. Durma bem. ...
  6. Faça pausas no trabalho. ...
  7. Não esqueça dos exames de rotina.

Para muitas pessoas, o estresse é tão comum que se tornou um modo de vida. Você pode notar sintomas de estresse ao disciplinar seus filhos, durante os horários de pico no trabalho, na gestão de suas finanças, ou quando lida com um relacionamento difícil. O estresse pode estar em todos os lugares e situações.

Vários fatores podem ser causadores de uma crise nervosa e grandes alterações emocionais, por exemplo: estar sob grande pressão no seu trabalho, conflitos em seus relacionamentos interpessoais , desemprego, violência, assédio moral, estresse e problemas recorrentes de ansiedade .

Confira a nossa lista com 8 chás relaxantes e nutritivos para a promoção do bem-estar!

  • Camomila com hortelã ...
  • Erva de São João ou Hipericão. ...
  • Melissa ou cidreira. ...
  • Lavanda. ...
  • Alecrim. ...
  • Tília. ...
  • Flor de maracujá ...
  • Valeriana.

Camomila. Já bem conhecida dos brasileiros, a camomila possui ação calmante do sistema digestivo e nervoso. Além de ser ótima para momentos de grande nervosismo, ela também melhora o sono, melhora a saúde da pele e ajuda a controlar o açúcar no sangue.

Sintomas: Estresse pode tomar diferentes formas e contribuir para sintomas de doenças. Os sintomas mais comuns incluem dor de cabeça, desordens do sono, dificuldade de concentração, temperamento explosivo, estômago perturbado, insatisfação no trabalho, moral baixo, depressão e ansiedade.

Diminuição da energia e insônia
O estresse é uma das principais causas de alteração do padrão do sono levando tanto à insônia aguda como a crônica. Ele pode ser causado por pressões no trabalho, obrigações familiares, problemas de saúde, depressão, ansiedade, entre outras coisas.

São elas: alerta, resistência, quase-exaustão e exaustão.

Conheça 7 doenças causadas pelo estresse no ambiente de trabalho

  1. Insônia. A insônia é uma das principais doenças causadas pelo estresse. ...
  2. Síndrome de Burnout. Já ouviu falar na Síndrome de Burnout? ...
  3. Síndrome do pânico. ...
  4. Depressão. ...
  5. Transtornos alimentares. ...
  6. Problemas cardiovasculares. ...
  7. Problemas de pele.

Os ansiolíticos mais populares no Brasil

  • Fluoxetina. A fluoxetina aumenta os níveis de serotonina no cérebro e ajuda a regular o humor e o bem-estar da pessoa. ...
  • Hemitartarato de zolpidem. Publicidade. ...
  • Escitalopram. ...
  • Sertralina. ...
  • Clonazepam.

Somente o médico psiquiatra pode diagnosticar se a sua ansiedade é fruto de algum outro transtorno mental oriundo de algum evento ou condição específica, se está em um nível dentro do aceitável ou se você sofre de Transtorno de Ansiedade Generalizada – TAG.

Sensação de tristeza constante, falta de vontade de realizar as atividades, pouco apetite e fraqueza são alguns dos sintomas. Quem vive estressado e tem crises constantes pode não se dar o devido valor, assumindo pensamentos de que não é capaz e, por fim, desenvolver um quadro depressivo.

Para fechar nossa lista, a erva cidreira, que tem em sua composição substâncias como o ácido rosmarínico, um sedativo natural dos mais eficazes.

Os chás calmantes podem ajudar a aliviar a ansiedade, relaxar o corpo e acalmar a mente. Alguns chás populares para esse fim incluem camomila, lavanda, valeriana e erva-cidreira. Essas ervas contêm compostos naturais que têm propriedades relaxantes e sedativas que podem ajudar a aliviar o estresse e a ansiedade.