Sou eu quem fala ou que fala?
seguidores sou eu quem fala sou eu quem fala bem quando o sujeito foi o pronome relativo quem o verbo poderá concordar com o antecedente. ou com o próprio pronome. ficando na terceira pessoa. do singular assim gente fui eu quem pintei este quadro ou então fui eu quem pintou este quadro as duas formas estão corretas.
Sou eu que falo ou sou eu quem falo
Portanto, é correto é dizer sou eu que vou.
Qual o correto eu que ou eu quem
Sendo assim, dizer ou escrever “fui eu quem fiz”, “foste tu quem fizeste” e “fomos nós quem fizemos” está incorreto. Você pode também, se preferir, em vez de empregar o “fui eu quem fez”, optar pelo “fui eu que fiz”, trocando o pronome “quem” pelo pronome relativo “que” e fazendo a concordância adequada com o verbo.
Sou eu quem responde ou responde
CONCORDÂNCIA. A concordância do verbo com este pronome se efetua, a princípio, na 3ª pessoa do singular: "Sou eu quem responde pelos meus atos." "Sou eu quem agradece por tudo."
Sou eu que faço ou sou eu quem faz
Quando se tem o 'quem', a terceira pessoa sempre está correta. Também é possível fazer com o 'quem' o que se faz com o 'que'.
É correto falar eu falo
Eu vou explicar: o particípio de falar é FALADO. Não é FALO. A frase correta é, portanto, EU TINHA FALADO.
É correto falar sou eu
O verbo fica na 3ª pessoa do singular: Sou eu quem paga (Aquele que paga sou eu).
É correto dizer eu quem agradeço
Ambas as formas estão corretas. Usadas de forma igual, conforme a preferência do falante: Eu que agradeço! Eu quem agradeço!
Quando se usa a quem
Substituindo pelo “quem”, teremos: O rapaz a quem conheci ontem está em minha sala. É preciso ficar atento ao uso correto do pronome relativo “quem”, já que ele só deve ser empregado quando o antecedente referir-se a uma pessoa.
Quando usar fui eu quem
Fui eu quem fez – No caso do sujeito ser o pronome relativo “quem”, o verbo fará concordância em terceira pessoa, já que trata-se de um pronome de terceira pessoa. Dessa forma, a frase “Fui eu quem fez” está correta, assim como as seguintes sentenças: a) Somos nós quem convidou você. b) Sou eu quem está com fome.
Sou eu que quero ou sou eu quem quer
O verbo estabelece concordância com o antecedente do pronome: sou eu que quero, somos nós que queremos, são eles que querem. O verbo estabelece concordância com o antecedente do pronome ou fica na 3. ª pessoa do singular: sou eu quem quero, sou eu quem quer.
Sou eu ou sou mim
Vamos ao exemplo: “Tu sentes saudade de mim”. O verbo é sentir, mas quem sente não sou eu – sou apenas parte do objeto desse sentir. É a posição do pronome em relação ao verbo que define tudo. Eis por que, na norma culta, se diz “para eu fazer” e não “para mim fazer” – erro bastante comum, sobretudo na linguagem oral.
É você quem ou é você que
Qual frase está correta: você que sabe? Ou você quem sabe? Neste caso, nós podemos utilizar os dois pronomes – é facultativo. A verdade é que sempre que estamos nos referindo a uma pessoa, podemos utilizar o termo quem, do mesmo modo que podemos usar o pronome que.
Faz cinco anos ou fazem cinco anos
Porém, quando o verbo “fazer” indica tempo decorrido ou temperatura, ele se torna invariável ou impessoal. Isso quer dizer que ele deve ser usado sempre no singular. Desse modo, o correto é dizer ou escrever “Faz cinco dias que não como carboidrato”, e não “Fazem cinco dias que não como carboidrato”.