São exemplos de vírus causadores de neoplasias?

Perguntado por: lzagalo . Última atualização: 7 de julho de 2023
4.7 / 5 15 votos

Explicamos a relação do HPV com o câncer com mais detalhes no artigo: HPV e câncer do colo do útero.

  • Vírus da hepatite B (HBV) ...
  • Vírus da hepatite C (HCV) ...
  • Epstein-Barr virus (EBV) ...
  • Herpesvírus humano 8 (HHV-8) ...
  • Vírus linfotrópico da célula T humana tipo 1 (HTLV-1) ...
  • HIV – Vírus da imunodeficiência humana.

Aproximadamente 15% dos cânceres diagnosticados em 2012 foram atribuídos a infecções carcinogênicas, entre elas Helicobacter pylori, papilomavírus humano (HPV), os vírus da hepatite B e hepatite C, bem como o vírus Epstein-Barr.

Diversos DNA vírus foram associados à causa de neoplasias malignas em animais e no homem. Alguns deles como os adenovírus causam tumores apenas em animais de laboratório e outros, como o vírus do papiloma bovino, provocam neoplasias benignas e malignas no seu hospedeiro natural.

Oncovírus são vírus capazes de induzir a proliferação celular e, em alguns casos, gerar tumores.

HPVs são vírus abundantes entre as pessoas sexualmente ativas e são responsáveis pela manifestação de verrugas, que são lesões cutâneas normalmente benignas. Estas neoplasias benignas podem acometer as mãos, os pés (inclusive a planta), joelhos, cotovelos e regiões genitais.

Vírus oncogênicos são aqueles em que já se tem uma associação comprovada entre a infecção e o câncer. Trouxe para vocês os vírus que são comprovadamente oncogênicos. Antes de continuar a leitura do texto, quero te convidar para conhecer meus cursos: Hematologia básica clique aqui.

O condiloma acuminado, conhecido também como verruga genital, crista de galo, figueira ou cavalo de crista, é uma doença sexualmente transmissível (DST) causada pelo Papilomavírus humano (HPV). Atualmente, existem mais de 100 tipos de HPV – alguns deles podendo causar câncer, principalmente no colo do útero e do ânus.

Quais as causas da neoplasia? Existem múltiplas causas para essas células neoplásicas ou tumorais perderem o controle de crescimento e de morte programada. Estímulos externos, como: sol, tabagismo, álcool, vírus e radiação, que podem causar danos no nosso DNA, que é quem controla esse crescimento e morte.

Neoplasia, de acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), é um tumor que ocorre pelo crescimento anormal do número de células. Esse crescimento celular foge do controle do organismo e pode ser capaz de desencadear consequências graves. As neoplasias podem ser classificadas em malignas ou benignas.

De 10 a 20% de todos os casos de câncer no mundo são causados por vírus. MAS, nem todos os vírus têm essa capacidade. Trechos desse DNA viral são oncogenes, ou seja, genes que promovem a multiplicação descontrolada dessas células, o que pode gerar um câncer.

A médica lembra que, desde 1994, a Agência Internacional de Pesquisa em Câncer, da Organização Mundial de Saúde (OMS), reconhece o H. pylori como um agente carcinogênico do tipo 1, ou seja, uma bactéria relacionada ao câncer em humanos.

O que é a neoplasia? A neoplasia é uma massa de tecido anormal que surge em diferentes partes do corpo, com características específicas em cada local e apresenta ritmos de crescimento e riscos diferentes.

Estima-se que o risco de uma pessoa ter contato com o HPV durante a vida chega a 80%. Menos de 5% podem ter uma manifestação viral e menos de 1% vai ter uma lesão precursora do câncer de colo. Por ser muito frequente, as infecções podem começar logo no início da vida sexual.

Entre eles, os mais perigosos são os de tipo 16 e 18, que costumam aparecer em cerca de 70% dos casos de câncer de colo do útero. O HPV-16 é o mais frequente. Além disso, eles podem provocar outros tipos de câncer, como o anal e o de orofaringe.