Quem vai fazer exame de sangue em jejum pode tomar remédio?

Perguntado por: eteixeira . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.5 / 5 11 votos

Em caso de exames com jejum, tome o medicamento apenas após a coleta do sangue.

- É contraindicado fazer uso de medicamento de rotina antes de fazer os exames.

Os antibióticos e os antiinflamatórios, por exemplo, interferem nos testes de coagulação do sangue, normalmente solicitados em pré-operatórios. Portanto, quaisquer que sejam os remédios que esteja tomando, avise o atendente antes do exame.

Alguns medicamentos podem até causar alterações no hemograma: dabigatrana, hidralazina, amoxicilina, amoxicilina + clavulanato, penicilina benzatina, diclofenaco de sódio, ibuprofeno, clorpromazina, clomipramina, levodopa + carbidopa, tioridazina, mebendazol, ceftriaxona, ciprofloxacino e sulfadiazina de prata.

Qualquer alimento, com exceção da água, ao ser ingerido, interferem no resultado dos exames porque modificam algumas dosagens bioquímicas. Por isso, nem mesmo um chá sem açúcar pode ser ingerido durante o período do jejum.

Alguns medicamentos podem até causar alterações no hemograma: dabigatrana, hidralazina, amoxicilina, amoxicilina + clavulanato, penicilina benzatina, diclofenaco de sódio, ibuprofeno, clorpromazina, clomipramina, levodopa + carbidopa, tioridazina, mebendazol, ceftriaxona, ciprofloxacino e sulfadiazina de prata.

No dia anterior à coleta beba, no mínimo, 8 copos de líquidos (água e sucos), durma sem travesseiro. No dia da coleta, e assim que despertar, não se deve escovar os dentes, nem se alimentar.

Não. Existem alguns medicamentos que devem ser ingeridos preferencialmente após as refeições, pois em jejum podem causar irritações no estômago, como por exemplo, os anti-inflamatórios. Também há medicamentos como o antifúngico griseofulvina, cuja taxa de absorção é maior na presença de alimentos gordurosos³.

Sim, uma vez que beber água durante o jejum para um exame de sangue não interfere nos resultados. No entanto, lembre-se que apenas a ingestão de água é permitida. Outras bebidas como sucos, café ou chá, devem ser evitadas.

Os nutrientes e ingredientes presentes nos alimentos e bebidas em geral são absorvidos e chegam ao nosso sangue, podendo interferir com os resultados de alguns poucos exames laboratoriais (dosagem de glicose, por exemplo). O jejum melhora a exatidão e torna o exame laboratorial mais preciso.

A ingestão de álcool e o hábito de fumar cigarros podem causar variações nos resultados devido aos seus efeitos in vivo e in vitro. Mesmo quem não faz o uso das substâncias com regularidade pode apresentar alterações significativas na glicose, no ácido lático e nos triglicérides.

O uso de remédios contendo dipirona (a Novalgina é um deles) pode fazer com que o resultado da creatinina dê mais baixo do que o real, dependendo do método utilizado. Por isso, ao fazer esse exame, que avalia se os rins estão funcionando bem, o ideal é evitar o medicamento nos três dias anteriores.

- Caso o indivíduo faça uso de hormônio tiroidiano (Euthyrox®, Puran T4®, Levoid® ou Synthroid®), a coleta tem de ser realizada antes da próxima dose ou, no mínimo, quatro horas após a ingestão do medicamento. Jejum: para todas as idades, jejum mínimo necessário de 3 horas.

Enquanto para realizar o hemograma não é necessário jejum, para a glicemia sugere-se um jejum de 8 a 10 horas. Já para o lipidograma, perfil lipídico, colesterol e frações, o jejum não é obrigatório, mas o médico orienta, algumas vezes, o jejum de 12 horas, como achar melhor para avaliar o exame.

O exame de glicemia em jejum serve para medir o nível da glicose na circulação sanguínea do paciente. É necessário estar de 8 a 12 horas de jejum, sem consumir nenhum tipo de alimento ou bebidas, apenas água é permitido. O exame é utilizado para investigar possíveis casos de diabetes e para controle da doença.

3- É proibido ingerir bebida alcoólica na véspera do exame de sangue? Sim! A partir do momento em que a pessoa ingere bebida alcoólica, ele deve aguardar pelo menos 72 horas para fazer a coleta de sangue. A grande alteração que o álcool pode provocar é no perfil lipídico (triglicérides e LDL-colesterol).