Para que se toma 6 doses de Benzetacil?

Perguntado por: iparaiso6 . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.5 / 5 18 votos

Benzetacil é indicado para o tratamento de infecções causadas por microrganismos sensíveis à penicilina G: Infecções pelo Streptococos do grupo A (um tipo de bactéria), sem bacteremia (disseminação da bactéria pelo sangue). Infecções leves e moderadas do trato respiratório superior e da pele.

É um antibiótico injetável utilizado para tratar infecções bacterianas causadas por microrganismos sensíveis à penicilina G, a exemplo de inflamações na garganta, como amigdalites, faringites, epiglotites, e, ainda, otites, sinusites, infecções de pele, sífilis, entre outras condições.

As doses recomendadas nos adultos são: Faringoamigdalite bacteriana: 1.200.000 UI em dose única. Sífilis primária, secundária ou latente precoce (menos de 1 ano): 2.400.000 UI em dose única. Sífilis terciária ou latente tardia: 2.400.000 UI uma vez por semana por 3 semanas.

Tratamento mais indicado: Penicilina benzatina (Benzetacil) 2.4 milhões de unidades em 3 doses por via intramuscular, com uma semana de intervalo entre cada.

Recomenda-se a utilização periódica de Benzetacil® a cada 4 semanas, na dose de 1.200.000 unidades.

Infecções leves e moderadas do trato respiratório superior e da pele. Infecções venéreas: sífilis, bouba (doença tropical infecciosa), bejel (sífilis endêmica) e pinta (doença sexualmente transmissível).

Embora não exista uma interação direta conhecida entre a medicação e o álcool, o uso de álcool durante o tratamento com antibióticos pode sobrecarregar o fígado e afetar a eficácia do tratamento. Por isso é recomendado evitar o consumo de bebidas alcoólicas durante o tratamento com Benzetacil.

O tratamento indicado é de dose única em casos de sífilis primária, secundária ou latente, enquanto nos casos de sífilis latente tardia recomenda-se uma dose por semana com três semanas consecutivas de duração5, conforme citado acima.

Embora a taxa de recorrência de febre reumática seja baixa, utilizando-se este procedimento, pode-se considerar a administração a cada 3 semanas, caso o paciente tenha história de múltiplas recorrências, possua lesão valvar grave, ou tenha apresentado recorrência com a administração a cada 4 semanas.

A sífilis manifesta-se inicialmente como uma pequena ferida nos órgãos sexuais (cancro duro) e com ínguas (caroços) nas virilhas, que surgem entre a 2ª ou 3ª semana após a relação sexual desprotegida com pessoa infectada. A ferida e as ínguas não doem, não coçam, não ardem e não apresentam pus.