O que acontece se eu fizer exame com menos de 12 horas de jejum?

Perguntado por: icastro . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.9 / 5 6 votos

Portanto, o jejum de 12 horas pode trazer a precisão necessária para a avaliação dessas substâncias. Outro caso que requer o jejum prolongado é o exame de glicose, usado, principalmente, no diagnóstico de diabete. Contudo, a privação alimentar no período de 8 horas costuma ser suficiente para o procedimento.

Enquanto para realizar o hemograma não é necessário jejum, para a glicemia sugere-se um jejum de 8 a 10 horas. Já para o lipidograma, perfil lipídico, colesterol e frações, o jejum não é obrigatório, mas o médico orienta, algumas vezes, o jejum de 12 horas, como achar melhor para avaliar o exame.

Com os avanços técnicos, hoje a maioria dos exames laboratoriais pode ser coletado de forma mais confortável, sem jejum. Dessa forma, a coleta de sangue para exames laboratoriais torna-se mais prática, confortável e segura, minimizando o risco de hipoglicemia em pessoas com diabetes, gestantes, crianças e idosos.

A prática do jejum garante a chamada padronização do sangue e evita que o nível de certas substâncias do sangue sejam alterados pela ingestão de alimentos, comprometendo os resultados do exame.

Importante: Para exames de glicose, colesterol total, frações (HDL e LDL) e triglicerídeos, quando solicitados na mesma requisição o jejum deve ser de 12 horas e não ultrapassar 14h. Quando for realizar algum exame laboratorial, sempre siga todas as orientações médicas e dos profissionais do laboratório.

Álcool e tabaco - A ingestão de bebidas alcoólicas e fumo podem causar variações nos resultados dos exames laboratoriais, seja pelo próprio efeito fisiológico in vivo, seja por interferência analítica in vitro.

O período que, segundo os estudos mais recentes, uma pessoa leva para metabolizar os alimentos ingeridos é de três horas. Consequentemente, esse virou o tempo de jejum pedido para a maioria dos exames.

O que pode alterar o exame de glicemia de jejum? A dosagem da glicemia de jejum pode sofrer interferência se houver consumo de alimentos ou bebidas açucaradas antes da realização do exame, jejum prolongado, medicamentos, atividade física, estresse e medo da coleta.

Sim, uma vez que beber água durante o jejum para um exame de sangue não interfere nos resultados. No entanto, lembre-se que apenas a ingestão de água é permitida. Outras bebidas como sucos, café ou chá, devem ser evitadas.

Jejum intermitente de 12h
O jejum de 12 horas é o tipo mais comum, nele você passa metade do dia sem comer (de 20 às 8h da manhã do dia seguinte, por exemplo), e inclui geralmente três refeições ao longo do dia.