Pode fazer exame de sangue com 10h de jejum?

Perguntado por: raparicio . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.9 / 5 14 votos

Mede a quantidade de glicose no sangue (açúcar no sangue) e é rotineiramente solicitado que se faça um jejum de 8 a 10 horas. Entretanto, em caso de avaliação da glicemia pós-prandial (após se alimentar), deve-se obter orientações sobre a alimentação e o tempo necessário entre a alimentação e a coleta.

1. Nunca fique de jejum por mais de 14 horas; em nenhum exame isso é necessário, pois nada mais pode ser aproveitado na coleta após esse tempo, além de alterar o resultado e ser prejudicial à saúde; 2.

Portanto, o jejum de 12 horas pode trazer a precisão necessária para a avaliação dessas substâncias. Outro caso que requer o jejum prolongado é o exame de glicose, usado, principalmente, no diagnóstico de diabete. Contudo, a privação alimentar no período de 8 horas costuma ser suficiente para o procedimento.

Após 14 horas, alguns hormônios do corpo podem começar a funcionar de forma diferente da normalidade como, por exemplo, a glicemia e os triglicerídeos, o que pode comprometer os resultados do exame de sangue.

Para todos os exames, nunca deixe de se alimentar por mais de 14 horas. “Nada mais pode ser coletado depois desse tempo, porque o organismo usa sua reserva e começa a queimar gordura e proteína, alterando os parâmetros laboratoriais”, alerta Nairo.

Qualquer alimento, com exceção da água, ao ser ingerido, interferem no resultado dos exames porque modificam algumas dosagens bioquímicas. Por isso, nem mesmo um chá sem açúcar pode ser ingerido durante o período do jejum.

Como a maioria dos exames precisa de jejum e cuidados antes da sua realização, geralmente a coleta de sangue ocorre sempre durante a manhã, entre às 7h e às 9h. Somente em casos de urgência ou quando solicitado pelo médico, a coleta pode acontecer em outros horários.

Importante: Para exames de glicose, colesterol total, frações (HDL e LDL) e triglicerídeos, quando solicitados na mesma requisição o jejum deve ser de 12 horas e não ultrapassar 14h. Quando for realizar algum exame laboratorial, sempre siga todas as orientações médicas e dos profissionais do laboratório.

Álcool e tabaco - A ingestão de bebidas alcoólicas e fumo podem causar variações nos resultados dos exames laboratoriais, seja pelo próprio efeito fisiológico in vivo, seja por interferência analítica in vitro.

Sim, uma vez que beber água durante o jejum para um exame de sangue não interfere nos resultados. No entanto, lembre-se que apenas a ingestão de água é permitida. Outras bebidas como sucos, café ou chá, devem ser evitadas.

O exame de glicemia em jejum serve para medir o nível da glicose na circulação sanguínea do paciente. É necessário estar de 8 a 12 horas de jejum, sem consumir nenhum tipo de alimento ou bebidas, apenas água é permitido. O exame é utilizado para investigar possíveis casos de diabetes e para controle da doença.

No dia anterior à coleta beba, no mínimo, 8 copos de líquidos (água e sucos), durma sem travesseiro. No dia da coleta, e assim que despertar, não se deve escovar os dentes, nem se alimentar.

A maioria das pessoas realizam esses testes no início da manhã, portanto, se precisarem jejuar por 12 horas, vão estar dormindo durante a maior parte do tempo, o que facilita ficar sem comer. Jejuar significa que não há ingestão de comida ou bebida, além da água, pelo período especificado.

Enquanto para realizar o hemograma não é necessário jejum, para a glicemia sugere-se um jejum de 8 a 10 horas. Já para o lipidograma, perfil lipídico, colesterol e frações, o jejum não é obrigatório, mas o médico orienta, algumas vezes, o jejum de 12 horas, como achar melhor para avaliar o exame.

O que pode alterar o exame de glicemia de jejum? A dosagem da glicemia de jejum pode sofrer interferência se houver consumo de alimentos ou bebidas açucaradas antes da realização do exame, jejum prolongado, medicamentos, atividade física, estresse e medo da coleta.

três horas

O tempo de jejum ideal
O período que, segundo os estudos mais recentes, uma pessoa leva para metabolizar os alimentos ingeridos é de três horas. Consequentemente, esse virou o tempo de jejum pedido para a maioria dos exames.