Quais são as sequelas de quem teve Covid?

Perguntado por: iazambuja . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.9 / 5 8 votos

Segundo a Rede de Pesquisa Solidária, fadiga, dor, tontura, sudorese, calafrios, perda de peso, ansiedade, falta de atenção, alteração no sono, dor nas articulações, perda de memória, tosse, falta de ar e enxaqueca são algumas das sequelas mais comuns em sobreviventes de covid.

Atualmente, já é possível avaliar se as consequências da covid-19 perduram em quem teve a doença há, pelo menos, dois anos. Ainda não há respostas concretas, mas várias pesquisas têm se debruçado sobre o assunto.

Quais são os sintomas? A variedade de complicações pós-Covid é tamanha que a OMS fala em “constelação de sintomas”. Os mais frequentes são fadiga, falta de ar, tosse persistente, dor no peito e distúrbios cognitivos — confusão mental, esquecimento, dificuldade de concentração.

O médico pode prescrever remédios para alívio dos sintomas, como analgésicos para as dores e antitérmicos para controlar a febre. É importante notarmos que esses medicamentos atuam nos sintomas, e não na causa da doença! Além disso, é importante repouso e mais ingestão de líquidos para evitar desidratação.

A maior parte dos pacientes tem nenhuma, pouca ou média falta de ar e dificuldade de respirar, mas nos casos mais graves pode evoluir à fibrose pulmonar (cicatrização do tecido após dano) ou bronquiolite obliterante (quando as células não conseguem se recuperar após inflamação ou infecção dos pulmões).

O que ocorre é que a proteína spike (a coroa do vírus, por assim dizer) se liga às células de nosso corpo por meio da enzima ECA2 e assim nos infecta. É essa “conexão” que danifica nossas células, causando efeitos em cascata em diferentes órgãos.

Cerca de 2,5% relatam problemas ao menos por três meses. Ainda segundo a instituição, mais de 30% dos pacientes com covid que foram hospitalizados ainda sentem algum mal-estar depois de seis meses, que varia de cansaço e dificuldade para respirar até ansiedade e dor nas articulações.

Entre os sintomas estão falta de atenção e de foco, desatenção, falhas na memória. E essas características podem aparecer também em pessoas que tiveram Covid, mas de forma assintomática.

Perda de olfato e paladar: A perda de olfato (anosmia) e de paladar (ageusia) foram os primeiros sintomas neurológicos relatados e podem ser considerados marcadores diagnósticos úteis para a doença. Um estudo europeu reportou 86% e 82% dos pacientes apresentavam, respectivamente, anosmia e ageusia.

Portanto, ter uma segunda infecção é mais grave para a saúde do que só ter uma e, pior ainda do que pegar a covid-19 duas vezes, é ficar com o vírus três vezes ou mais."

Talvez a derradeira surpresa tenha sido a da covid longa, caracterizada por sintomas persistentes por meses consecutivos: perda de olfato e paladar, tosse seca, dor de cabeça, dores musculares, fôlego curto, fadiga, neblina cerebral, perdas cognitivas e transtornos psiquiátricos, entre outros sintomas debilitantes.

Pessoas assintomáticas também desenvolvem sequelas, inclusive sequelas graves”, indica Rafaella. “Temos identificado pacientes assintomáticos que apresentaram trombose, perdas cognitivas, fadiga ou cansaço extremo, dificuldade respiratória ao esforço leve e dores de cabeça frequentes e diárias do tipo enxaqueca”.

Primeiro de tudo, a dica mais importante de todas é: tome água. Tome líquido, em quantidade grande, porque muito dos sintomas das gripes, resfriados e agora do coronavírus, acontecem quando você está mal hidratado ou desidratado. O que que você tem que fazer? Porque na desidratação você vai piorar todos os sintomas.