Quem trouxe o cubismo para o Brasil?

Perguntado por: lfelix . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.2 / 5 20 votos

Vicente do Rego Monteiro e.

Cubismo no Brasil
A influência das vanguardas europeias foi importada ao Brasil durante os anos de 1912 e 1917, culminando, em 1922, na Semana de Arte Moderna de São Paulo.

No Brasil, os principais pintores modernistas que aderiram ao cubismo são: Tarsila do Amaral, Ismael Nery, Candido Portinari e Anita Malfatti.

Um fato interessante é que até na literatura brasileira tivemos influência do cubismo. Sua principal característica era a “destruição da sintaxe” e entre seus expoentes aqui temos Oswald de Andrade, Raul Bopp e Érico Veríssimo.

Georges Braque

Origem do Cubismo
Ao lado de Picasso, o pintor e escultor francês Georges Braque também foi fundador do movimento cubista.

Somente após a Semana de Arte Moderna de 1922 o cubismo ganhou terreno no Brasil.

8 principais pintores brasileiros (e sua obra)

  1. Anita Malfatti (1889-1964) Compartilhar. ...
  2. Cândido Portinari (1903-1962) Compartilhar. ...
  3. Tarsila do Amaral (1886-1973) Compartilhar. ...
  4. Di Cavalcanti (1897-1976) Compartilhar. ...
  5. Alfredo Volpi (1896-1988) ...
  6. Vicente do Rego Monteiro (1899-1970) ...
  7. Romero Britto (1963) ...
  8. Beatriz Milhazes (1960)

De modo geral, o cubismo é marcado pela representação de figuras da natureza a partir do uso de formas geométricas, promovendo a fragmentação e decomposição dos planos e perspectivas. O artista cubista deixa de ter o compromisso em utilizar a aparência real das coisas, como acontecia durante o Renascimento.

Les demoiselles d'Avignon

A pintura Les demoiselles d'Avignon (As senhoritas de Avignon), é um óleo sobre tela produzido em 1907 por Pablo Picasso, considerada a obra inaugural do movimento cubista.

O Cubismo é um movimento artístico que surgiu na França no início do século XX. É uma vanguarda europeia que veio com o objetivo de romper com os modelos estéticos que valorizavam a perfeição em suas formas. Por esse motivo, o cubismo é marcado pelo uso de formas geométricas.

Os artistas cubistas procuravam novas maneiras de retratar o que viam. Influenciados por Cézanne, passaram a valorizar as formas geométricas e a retratar os objetos como se eles estivessem partidos.

No Brasil, alguns artistas modernistas, como Ismael Nery, Anita Malfatti e Candido Portinari, produziram pinturas com traços cubistas. Já na literatura, o destaque é o escritor francês Guillaume Apollinaire. Assim, a literatura de viés cubista apresenta fragmentação e aspecto ilógico.

Historicamente o Cubismo originou-se na obra de Cézanne, pois para ele a pintura deveria tratar as formas da natureza como se fossem cones, esferas e cilindros. Para Cézanne, a pintura não podia desvincular-se da natureza, tampouco copiava a natureza; de fato, a transformava.