O que são cooperativas populares?

Perguntado por: urodrigues . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.5 / 5 2 votos

O cooperativismo popular é uma forma de organização social que gera emprego e renda, mantendo relação direta com a melhoria da qualidade de vida dos estratos mais pobres da população.

A cooperativa é uma sociedade de natureza civil, formada por no mínimo 20 pessoas, gerida de forma democrática e participativa, com objetivos econômicos e sociais comuns.

No Brasil, o cooperativismo está presente em diversos ramos, como agropecuário, consumo, crédito, infraestrutura, saúde, dentre outros. O principal objetivo é promover, ao mesmo tempo, o desenvolvimento econômico e social e o individual e coletivo, sempre de maneira sustentável e equilibrada.

As empresas cooperativas de trabalho são as que mais crescem atualmente. Elas são formadas por profissionais do mesmo ramo que fornecem serviços a terceiros. Alguns exemplos dessas cooperativas são os artesãos, trabalhadores de construção civil, reciclagem, limpeza e outros.

E chegou a vez de olharmos para o futuro dos ramos do cooperativismo. De 13, passamos para 7. Alguns ramos se uniram, outros foram ressignificados. Agora, somos: Agropecuário; Crédito; Infraestrutura; Saúde; Trabalho; Produção de Bens e Serviços; Transporte; e Consumo.

Cooperativa é uma associação de pessoas com interesses comuns, economicamente organizada de forma democrática, isto é, contando com a participação livre de todos e respeitando direitos e deveres de cada um de seus cooperados, aos quais presta serviços, sem fins lucrativos.

Cooperata - Cooperativa de Crédito do Atacadão.

Uma cooperativa nada mais é do que uma organização de pessoas que se unem em busca de melhoria de renda, baseada em valores de ajuda mútua, responsabilidade, democracia, igualdade e solidariedade.

Os membros recebem bens e serviços melhores, por preços razoáveis. Além da cooperativa fornecer a ajuda financeira e auxiliar na criação de mais unidades de produção e comercialização de produtos para pequenas empresas.

O sistema de cooperativismo caracteriza-se pelo agregamento de produtores autônomos visando a exploração econômica de determinada atividade, sob a denominação de Cooperativa, cujos resultados são distribuídos de acordo com a participação de cada cooperado.

Como o cooperativismo não visa ao lucro, o dinheiro arrecadado é reinvestido na própria organização. Assim, os participantes conseguem oferecer todo tipo de facilidades: empréstimo a juros baixos, cursos de capacitação e até compra coletiva de materiais (o que dilui os custos de transporte, por exemplo).

As sociedades cooperativas são formadas por indivíduos que exercem uma atividade econômica em comum. Elas não visam ao lucro, mas, sim, à prestação de serviços aos associados. As regras para o funcionamento estão descritas na Lei Nº 5.764/71, que define a Política Nacional de Cooperativismo.

Fundação: A Assembleia Geral de Constituição então cria a cooperativa durante a fundação. Determine a hora e o local com antecedência, utilizando as melhores formas de avisar todos os interessados. É necessário que a assembleia tenha no mínimo 20 pessoas.

Seus serviços podem ser:

  • A compra em comum de insumos.
  • A venda em comum da produção dos cooperados.
  • A prestação de assistência técnica.
  • Armazenagem.
  • Industrialização.