Como os cubistas representam a figura humana?

Perguntado por: omelo . Última atualização: 25 de setembro de 2023
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Considerado revolucionário por representar natureza, usavam-se formas geométricas destoando da representação mimética da realidade feita até então. Enquanto temática, representa a fragmentação do ser humano em sociedade.

O cubismo teve como principal característica a representação das figuras em vários planos, buscando chegar a uma "tridimensionalidade" na pintura, exibindo as formas em planos irregulares.

As características da arte cubista
Presença do tridimensionalismo, ou seja, a representação da obra em três dimensões; Forte inspiração na revolução industrial e em cenários urbanos do início do século XX; Busca pelos múltiplos pontos de vista; O predomínio de cores mais sóbrias e/ou opacas.

Manifestação artística que usava as formas geométricas para retratar a realidade. O Cubismo surgiu na França, em meados do século XX, e causou uma grande mudança no estilo artístico e cultural da época. A utilização de formas geométricas, como cubos e cilindros, nas artes plásticas é uma das principais características.

De modo geral, o cubismo é marcado pela representação de figuras da natureza a partir do uso de formas geométricas, promovendo a fragmentação e decomposição dos planos e perspectivas. O artista cubista deixa de ter o compromisso em utilizar a aparência real das coisas, como acontecia durante o Renascimento.

Trata-se de um movimento artístico revolucionário, cuja principal característica é a observação da realidade sobre diferentes perspectivas, envolvendo a geometrização das formas e a ruptura com a representação verossímil dos objetos.

Cubismo Primitivo (1907), nesta fase a pintura dos primeiros anos do cubismo se caracterizou pela representação de tudo através de rígidas formas geométricas.

O cubismo, movimento artístico iniciado em 1907 por Braque e Picasso, rompeu com quatro séculos de primazia do uso da perspectiva na representação pictórica, introduzindo na mesma conceitos emprestados às geometrias não-euclidianas, tais como noções de hiperpoliedros e multidimensionalidade.

Assim, utilizando elementos geométricos, os artistas do cubismo buscavam retratar as imagens de modo tridimensional, dando destaque às linhas retas. Assim, as obras cubistas contavam com perspectivas únicas. Isso porque os seus espectadores podiam notar seus planos e volumes por meio de diferentes ângulos.

Entres as principais características do cubismo, as que se destacam são:

  • o desapego à realidade;
  • a utilização de formas geométricas;
  • a promoção da fragmentação;
  • o rompimento com a perspectiva;
  • o caráter experimental.

O que os pintores do cubismo rejeitavam nos impressionistas era a ausência de rigor, de coesão estilística e, acima de tudo, o seu episodismo. Guillaume Apollinaire, numa apresentação de Braque escrita em 1908, cita o impressionismo como “uma época de ignorância e de frenesi”.

  • Pablo Picasso
  • Georges Braque
  • Salvador Dalí
  • Paul Cézanne
  • Juan Gris
  • Piet Mondrian

Les demoiselles d'Avignon

A pintura Les demoiselles d'Avignon (As senhoritas de Avignon), é um óleo sobre tela produzido em 1907 por Pablo Picasso, considerada a obra inaugural do movimento cubista.

O Cubismo é um movimento artístico que surgiu na França no início do século XX. É uma vanguarda europeia que veio com o objetivo de romper com os modelos estéticos que valorizavam a perfeição em suas formas. Por esse motivo, o cubismo é marcado pelo uso de formas geométricas.

O Cubismo evoluiu bastante ao longo dos seus sete anos de actividade e, assim, podem-se distinguir três fases do cubismo para as quais vamos olhar de seguida. 1ª fase: cezanniana, ou pré-analítica (1907-1909), 2ª fase: analítica, ou hermética (1909-1912), 3ª fase: sintética (1912-1914).

Pablo Picasso

Conhecido como um dos artistas mais importantes do século 20, o espanhol deixou um legado de mais de 20 mil obras de arte. Pablo Picasso foi um dos artistas mais importantes do século 20. Fundador do cubismo, ele rompeu com a estética da perfeição nas obras de arte.