Quais são as 7 vanguardas?

Perguntado por: iteles . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.5 / 5 12 votos

São elas:

  • Futurismo.
  • Surrealismo.
  • Cubismo.
  • Expressionismo.
  • Dadaísmo.

Cubismo, futurismo, expressionismo, dadaísmo e surrealismo são os movimentos artísticos das vanguardas europeias, que surgiram no início do século XX. Vanguardas europeias é como ficaram conhecidos os movimentos estéticos surgidos nas primeiras décadas do século XX, no continente europeu.

Os movimentos de vanguarda surgiram nas primeiras décadas do século XX, na Europa. As vanguardas europeias são: cubismo, futurismo, expressionismo, dadaísmo e surrealismo. Esses movimentos artísticos apresentam caráter antiacadêmico, mas cada um deles possui características específicas.

As cinco correntes vanguardistas que mais influenciaram o fazer literário no Brasil foram: Expressionismo, Cubismo, Futurismo, Dadaísmo e Surrealismo.

Foram extremamente radicais e influenciaram manifestações artísticas em todo o mundo. As cinco principais correntes vanguardistas foram: futurismo, cubismo, dadaísmo, expressionismo e surrealismo. Futurismo: primeiro movimento merecedor da classificação de vanguarda, caracteriza-se pelo interesse ideológico na arte.

Ordem cronológica das vanguardas europeias
Futurismo (1909); Expressionismo (1910); Dadaísmo (1916); Surrealismo (1924).

Vanguarda brasileira
A vanguarda artística europeia teve seu correspondente no Brasil com a Semana de Arte Moderna (1922). Nesse marco simbólico do movimento modernista registrou-se a participação de praticamente todos os setores de atividade artística.

As vanguardas históricas foram manifestações artísticas e literárias surgidas na Europa, nas duas primeiras décadas do Século XX, que vieram provocar uma ruptura da arte moderna com a tradição cultural do século anterior.

O Expressionismo é entendido como o primeiro movimento de vanguarda. Ele surgiu em Dresden, na Alemanha, em 1905, com o grupo Die Brücke. Esse estilo de arte vem como uma oposição a outro movimento anterior: o impressionismo.

A arte de vanguarda procura romper com toda a conceção artística e cultural até então vigente. Apresenta-se como uma revolução cultural que busca novas estruturas, estéticas e pensamentos.