Quando o movimento artístico pode ser considerado uma vanguarda?

Perguntado por: itrindade7 . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.5 / 5 13 votos

As vanguardas foram movimentos que procuraram romper com as características da arte vigente, propondo novas formas de fazer e fruir a arte. O cubismo não explorou o subjetivo e seu maior interesse não foi o sofrimento humano.

Os movimentos de vanguarda surgiram nas primeiras décadas do século XX, na Europa. As vanguardas europeias são: cubismo, futurismo, expressionismo, dadaísmo e surrealismo. Esses movimentos artísticos apresentam caráter antiacadêmico, mas cada um deles possui características específicas.

Principais características: uso de artefatos do cotidiano, retirados contexto, em obras de arte; uso do humor e irreverência; posição contrária ao capitalismo, rompimento com as tradições artísticas.

Vanguarda é a parcela mais consciente e combativa, ou de ideias mais avançadas, de qualquer grupo social. Por extensão, é um grupo de indivíduos que por seus conhecimentos ou por uma tendência natural, exerce papel de precursor ou de pioneiro em determinado movimento cultural, artístico, científico etc.

No Brasil, elas influenciaram diretamente o movimento modernista, que teve início com a Semana de Arte Moderna de 1922. A palavra vanguarda, do francês “avant-garde” significa a “guarda avançada”, o que pressupõe, nesse contexto, um movimento pioneiro das artes.

As vanguardas europeias surgiram como movimentos artísticos que estabeleceram novas referências para o mundo da arte dentro de áreas como a pintura, a literatura, a música e a escultura. Eles fizeram uma arte que nunca havia sido feita antes, de uma forma completamente nova, antecipando o futuro.

Expressionismo, cubismo, futurismo, dadaísmo e surrealismo foram os principais movimentos das vanguardas europeias.

O objetivo era introduzir na Arte o sentimento de libertação, inovação, a subjetividade e até mesmo um pouco de Irracionalismo. Dessa forma, o movimento provocou uma grande ruptura na tradição cultural dos anos anteriores.

Os artistas das vanguardas estavam em busca de uma ressignificação do que era considerado arte, rompendo, assim, com todas as tradições anteriores através de experimentações com materiais e técnicas diversas. Esses movimentos artísticos trilharam o caminho para o surgimento da chamada arte moderna.

Mario de Andrade, Oswald de Andrade, Manuel Bandeira, Villa Lobos, Tarsila Amaral e Anita Malfatti: a vanguarda modernista brasileira.

Sobre as vanguardas europeias, é correto afirmar, exceto: a) Entre suas principais manifestações estão o Cubismo, o Futurismo, o Expressionismo, o Dadaísmo e o Surrealismo, todos surgidos na Europa no início do século XX.

1 dianteira, frente, avançada, avanço, anteguarda, cabeceira, fronte, testa, testeira. Escreva textos incríveis em segundos com nossa nova ferramenta de Inteligência Artificial. Linha da frente de um exército: 2 cabeça, cabeça de ponte, testa de ponte.