Quem transmite o hpv é o homem?

Perguntado por: erezende . Última atualização: 29 de junho de 2023
4.3 / 5 4 votos

O HPV é transmitido através do contato direto da mucosa ou pele durante a relação sexual. Homens e mulheres podem transmitir o vírus. Também existe a transmissão vertical (mãe e feto), que pode ocorrer pela saliva, auto-infecção ou pela infecção por perfuração ou corte com objetos contaminados.

Como os HPV são transmitidos? A transmissão do vírus se dá por contato direto com a pele ou mucosa infectada. A principal forma é pela via sexual, que inclui contato oral-genital, genital-genital ou mesmo manual-genital. Assim sendo, o contágio com o HPV pode ocorrer mesmo na ausência de penetração vaginal ou anal.

Sim, homens de qualquer idade podem pegar HPV, que na maioria das vezes é transmitido através do contato direto com pele e mucosas (como ocorre em qualquer tipo de contato sexual). Nos homens o HPV pode causar verrugas genitais e câncer de ânus, pênis, boca e garganta.

Teste de HPV em homens
Já quando há presença dessas lesões, o diagnóstico pode ser feito pelo exame clínico, sendo confirmado por meio de biópsia das lesões (retirada de fragmento).

A infecção pelo HPV normalmente causa verrugas de tamanhos variáveis. No homem, é mais comum na cabeça do pênis (glande) e na região do ânus. Na mulher, os sintomas mais comuns surgem na vagina, vulva, região do ânus e colo do útero. As lesões também podem aparecer na boca e na garganta.

Seu sistema imunológico não conseguiu produzir defesas contra esse vírus. Essa mulher permanece suscetível a reinfecção.

A transmissão do HPV (papilomavírus humano) pode ocorrer mesmo em indivíduos que nunca tiveram relação sexual com penetração. Principal causa do câncer do colo uterino, o vírus atinge 11,6% de jovens virgens, segundo estudo publicado no “Archives of Pediatric & Adolescent Medicine”.

Pode ser por meio do sexo vaginal, anal ou oral, ou ainda só de encostar nos órgãos genitais de um parceiro infectado. Como posso me proteger? Preservativo reduz as taxas de transmissão, embora você ainda possa ter HPV por meio do contato com a pele ao redor do pênis de um homem.

O que ocorre quando um indivíduo é infectado pelo HPV? De forma geral, o organismo pode reagir de três maneiras: 1- A maioria dos indivíduos (>90%) consegue eliminar o vírus naturalmente em cerca de 18 meses, sem que ocorra nenhuma manisfetação clínica.

A infecção se torna preocupante quando a paciente apresenta uma lesão pré-cancerígena, como é o caso das lesões de vulva, da vagina ou do colo de útero.

Quais os sintomas de HPV nos homens? Os homens também podem apresentar verrugas e lesões na região genital, principalmente no corpo do pênis, saco escrotal e ânus. Entretanto, as lesões são muito pequenas e, na maioria das vezes, não conseguimos enxergá-las. Por isso, é necessário a realização do exame de peniscopia.

Existe cura para o HPV em mulheres? Não há cura para o HPV, porém existe como tratar o HPV para controlar a doença. Estima-se que, em torno de 95% das pessoas que contraem HPV, o sistema imunológico é capaz de eliminar completamente o vírus, sem apresentar quaisquer sinais da doença no corpo humano.

O HPV é transmitido pelo contato sexual – principalmente pelo sexo anal e vaginal, mas também pelo sexo oral. Como o HPV frequentemente não causa sintomas, a maioria dos homens e mulheres pode adquirir a infecção – e transmiti-la – sem sequer perceber.

Esse é um exame para homens e é feito pelo urologista. O objetivo é procurar pequenas lesões e verrugas no pênis, no saco escrotal e na região anal que possam indicar a contaminação por HPV. A peniscopia é feita no consultório do urologista, de maneira simples e indolor.