Quem teve hepatite B corre o risco de ter de novo?

Perguntado por: nxisco . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.5 / 5 16 votos

Significa que está imune, não corre risco de adquirir novamente a doença e que seu fígado está absolutamente normal.

Ter a doença uma vez não gera imunidade e o paciente pode ser reinfectado. Por esta razão, é importante manter os cuidados para prevenir uma nova infecção. Não existem testes para hepatite e o diagnóstico é apenas clínico.

Uma pessoa contaminada com essa doença pode transmitir o vírus desde duas semanas antes dos primeiros sintomas aparecerem até o final da segunda semana já com sintomas. Felizmente, quem já foi contaminado pelo vírus desenvolve imunidade permanente, não tendo mais chances de ter hepatite A novamente.

Na maioria dos casos que acontecem em adultos, a doença evolui de forma assintomática e o corpo elimina a infecção espontaneamente em até seis meses. Quando a infecção permanece após esse período, mantendo a presença do marcador HBsAg no sangue, ela passa a ser considerada crônica.

A hepatite B não tem cura por ser um vírus de DNA, no qual um pedacinho do genoma do agente invasor se aloja nas células hepáticas. Mas é possível conviver com o vírus de forma tranquila na maioria dos casos, já que o organismo neutraliza o agente invasor e há medicamentos efetivos no controle da doença.

A presença do anti-HBsAg indica imunidade à Hepatite B. Uma títulagem superior à 10 mIU / ml é considerada indicativa de imunidade. O anticorpo anti-HBcAg aparece logo após a infecção pelo HBV e geralmente persiste por toda a vida, indicando infecção pelo HBV a um tempo indeterminado no passado.

7 — Posso adquirir a doença tomando a vacina contra hepatite B? Não. As vacinas contra Hepatite B disponíveis no Brasil são produzidas por engenharia genética. Isso significa que não há vírus presente, somente um pedaço de uma proteína, portanto não é possível adquirir a doença tomando o imunizante.

Só quem teve hepatite B pode desenvolver hepatite D. Também não existe vacina para ela, mas se você está vacinada contra a hepatite B, você não tem risco de pegar a D. A hepatite E é parecida com a A.

O risco de a doença tornar-se crônica depende da idade na qual ocorre a infecção. A Hepatite B não tem cura.

12. você nunca poderá ser doador de sangue se:
» teve hepatite após os 11 anos de idade. » já teve malária. » tem doença de chagas. » recebeu enxerto de duramater.