Quem tem TOC ama?

Perguntado por: hpeixoto . Última atualização: 21 de agosto de 2023
4.7 / 5 5 votos

TOC de Relacionamento envolve obsessões e compulsões que giram em torno de seus relacionamentos. Se você tem TOC de relacionamento, pode ter pensamentos perturbadores, intrusivos e persistentes sobre: se você realmente ama seu parceiro. se você realmente os acha atraentes.

pensamentos obsessivos relacionados à ameaça de infidelidade; necessidade compulsiva de verificar e controlar o parceiro; esquiva de situações que provocam ciúmes (como sair com amigos, ir a lugares públicos, etc.); ilusão de controle do relacionamento por meio de comportamentos ritualísticos ou supersticiosos.

Os indivíduos com TOC apresentam sérias dificuldades para conviver com as outras pessoas, para namorar e constituir sua própria família,tendo como consequências o isolamento social e a depressão.

A falta de compreensão e empatia das pessoas pode dificultar a administração dos sintomas. Muitos já ouviram falar sobre o transtorno obsessivo-compulsivo, mas poucos sabem como ele afeta quem tem esse diagnóstico. Então, acreditam ser possível “cessar” obsessões e compulsões ao transferir a atenção para outra coisa.

Não seja hostil e grosseiro
Evite julgamentos e aprenda como enfrentar o TOC em conjunto com o paciente. Além disso, não faça piadas sobre o assunto.

TOC de Relacionamento e isolamento
TOC de Relacionamento envolve obsessões e compulsões que giram em torno de seus relacionamentos. Se você tem TOC de relacionamento, pode ter pensamentos perturbadores, intrusivos e persistentes sobre: se você realmente ama seu parceiro. se você realmente os acha atraentes.

Os sintomas do TOC tendem a piorar em ocasiões de estresse. TOC é um distúrbio crônico e não tem cura — mas tem tratamento.

Um dos principais impactos é comprometimento e prejuízo nas relações interpessoais, principalmente de familiares próximos. Isso ocorre porque pessoas com TOC violento tendem a se afastar das pessoas nas quais as obsessões estão relacionadas por medo dos pensamentos e ideias se tornarem realidade.

O transtorno não tem cura, mas o tratamento para o TOC é muito importante para controlar os sintomas e evitar que eles interfiram ainda mais no bem-estar e qualidade de vida do paciente.

A gravidez e o pós-parto é o período da vida em que temos menos controle. Isso já é difícil para a maioria das mães, mas piora ainda mais para as mães com TOC. Existe tratamento para essa condição. Manter-se assim só piora o vínculo mãe-bebê, aumenta a chance de depressão e adoecimento psíquico.

Preocupação excessiva com limpeza e higiene pessoal, dificuldade para pronunciar certas palavras, indecisão diante de situações corriqueiras por medo que uma escolha errada possa desencadear alguma desgraça, pensamentos agressivos relacionados com morte, acidentes ou doenças são exemplos de sintomas do transtorno ...