Quem tem tireoide incha o corpo?

Perguntado por: ubrito . Última atualização: 7 de julho de 2023
4.8 / 5 13 votos

Quando a produção da tireoide cai – no caso do hipotireoidismo – o metabolismo consequentemente fica mais lento, e o corpo reage geralmente com sintomas que variam de pessoa pra pessoa, mas que ,em geral, englobam cansaço, sonolência, inchaço, depressão, oscilações de humor, queda de cabelo, unhas fracas, intestino ...

1 – Desconforto ou dor na garganta e no pescoço, tireoide inflamada. A tireoide fica localizada no pescoço e, por isso, essa é a principal região que você deve se atentar. Em geral, a sensação de desconforto ou dor na garganta e no pescoço não é normal e pode ser um indício de que a tireoide está alterada.

Quando a tireoide não funciona de maneira correta, pode liberar hormônios em quantidade insuficiente, causando o hipotireoidismo, ou em excesso, ocasionando o hipertireoidismo. Nessas duas situações, o volume da glândula pode aumentar, o que é conhecido como bócio.

Por isso, as principais manifestações do hipotireoidismo são cansaço, sonolência, inchaço, depressão, queda de cabelo, unhas fracas, intestino preso, esquecimento, lentificação de batidas do coração e desânimo.

No entanto, se a pessoa for sedentária e ou estiver se alimentando com alimentos calóricos ricos em açúcares ou gordura saturada, o hipotireoidismo junto com tudo isso vai ajudar sim a ganhar peso, com tendência de acúmulo na região abdominal.

O sintoma mais comum é o inchaço. “Se for uma dor súbita, se não estava inchada e nem dolorida e no dia seguinte está, vá a um pronto-socorro e procure um especialista”, alerta o cirurgião vascular Marcelo Matielo.

Aumento ou perda de peso sem motivo aparente, queda de cabelo, unhas quebradiças, pele sem viço, sensação de cansaço contínua, entre outros distúrbios, costumam ter algo em comum: são sintomas originados na tireoide. Se você apresenta esses sinais e nunca procurou um endocrinologista, talvez esteja na hora.

Inchaço no local da cirurgia de tireoide, o que fazer? Primeiramente é importante dizer que a presença de inchaço no local da cirurgia da tireoide é uma das complicações da tireoidectomia, mas que pode ser facilmente resolvida com analgésicos ou mesmo uma punção para diminuir o inchaço.

Se a tireoide não funciona adequadamente (hipotireoidismo), o metabolismo fica mais lento. Com isso, diminui o gasto de energia, o que aumenta o peso. Há casos em que há uma diminuição da capacidade do rim de eliminar líquidos, logo ocorrem inchaços em braços, pernas, rosto e pálpebras.

ROSTO INCHADO pode ser sinal de problemas na tireóide. Quando a tireóide não produz hormônio suficiente o metabolismo cai, o que pode levar a ganho de peso, que se reflete no rosto inchado. MUDANÇA DE COR NO ROSTO pode ser bronquite, asma e icterícia.

Alterações no peso
Dessa forma, há um menor gasto de energia, o que resulta em um aumento de peso. Em casos mais avançados, ocorre ainda uma diminuição da capacidade do rim eliminar líquidos. O resultado é o inchaço em pernas, braços, perna e rosto.

Sintomas de hipertireoidismo

  • Excesso de apetite;
  • Facilidade em perder peso;
  • Insônia;
  • Queda de cabelos;
  • Inchaço na região do pescoço;
  • Agitação, nervosismo e ansiedade;
  • Fraqueza muscular.
  • Aumento da frequência cardíaca (coração acelerado) e hipertensão arterial.

Sim, estima-se que cerca de 2 a 5kg de um paciente que possui hipotireoidismo sejam apenas de líquidos retidos. Vale ressaltar ainda que um possível aumento de peso pode ser notado como consequência de outros sintomas, como ansiedade e depressão, que são capazes de gerar uma compulsão alimentar.

Uma das causas mais comuns de inchaço é o excesso de gases e ele, geralmente, ocorre por causa do excesso de comidas ricas em gorduras, frituras e doces. Outra causa é a prisão de ventre que pode estar relacionada ao baixo consumo de fibras e água. Pessoas sedentárias e acamadas tendem a sofrer mais com o problema.

A tireoide interfere diretamente no corpo humano — questões como humor, memória, fertilidade, crescimento e desenvolvimento das crianças. Isso porque ela é responsável pela regulação do metabolismo, através da produção dos hormônios T3 e T4.

O hipertireoidismo acontece quando a tireoide funciona de forma mais rápida do que o normal, produzindo os hormônios de forma excessiva. Se não tratado, o hipertireoidismo pode levar ao desenvolvimento de outros problemas de saúde, como a osteoporose e a insuficiência cardíaca congestiva.