Quem tem sinusite pode tomar loratadina?

Perguntado por: ainfante . Última atualização: 7 de julho de 2023
4.5 / 5 12 votos

Antialérgicos. O médico também pode recomendar o uso de antialérgicos para o tratamento da sinusite. Alguns exemplos são o Loratadina ou o Cetirizina.

Para que serve Loaratamed? É indicado para o alívio dos sintomas associados com a rinite alérgica, como: coceira nasal, nariz escorrendo (coriza), espirros, ardor e coceira nos olhos. Loratamed também é indicado para o alívio dos sinais e sintomas da urticária e de outras alergias da pele.

Um comprimido de Loratadina (10 mg) uma vez por dia. Não administrar mais de 1 comprimido em 24 horas. No caso de esquecimento de alguma dose, oriente seu paciente a tomar a medicação assim que possível e a manter o mesmo horário da tomada do medicamento pelo restante do tratamento.

  • Cetirizina.
  • Desloratadina.
  • Fexofenadina.
  • Loratadina.
  • Bilastina.

Para combater a infecção e restabelecer o fluxo de drenagem da região, o mais comum é o uso de medicamentos antibióticos, quando a sinusite é bacteriana, e lavagem dos seios nasais com soro fisiológico. Descongestionantes orais ou nasais e anti-inflamatórios podem fazer parte do tratamento.

O médico também pode recomendar o uso de antialérgicos para o tratamento da sinusite. Alguns exemplos são o Loratadina ou o Cetirizina.

Inalação e medicamentos são formas comuns de tratamento para sinusite. Na maioria das vezes, a doença se apresenta de modo agudo, com resolução rápida e sem necessidade do uso de antibióticos. Nesses casos, a terapia foca no combate à inflamação, que resulta no desaparecimento dos incômodos.

Contraindicações da loratadina
Este medicamento é contraindicado para uso por pacientes que tenham demonstrado qualquer tipo de reação alérgica ou incomum a qualquer um dos componentes da fórmula ou metabólitos.

Sabe-se hoje que a rinite alérgica está frequentemente associada à sinusite e que, inclusive, pode ser um fator de risco para o problema, pois tende a provocar inchaço na mucosa nasal, favorecendo o acúmulo de muco, o que facilita a infecção dos seios da face por bactérias e vírus, caracterizando a sinusite¹.

Corticosteroides: Os corticosteroides são frequentemente prescritos para aliviar a inflamação associada à sinusite. Eles podem ser administrados como um spray nasal ou como um comprimido. Os corticosteroides mais comuns incluem fluticasona, mometasona e prednisona.