Quem tem química no cabelo pega piolho?

Perguntado por: abotelho9 . Última atualização: 2 de julho de 2023
4.9 / 5 16 votos

Cabelo com química pega piolho? Sim, qualquer tipo de cabelo pega piolho, porém, algumas tinturas possuem um PH que prejudicam o desenvolvimento dos ovos e o crescimento das ninfas, porém, não é o método adequado para o controle e eliminação do problema.

Piolho entra em cabelo com química de alisamento ou tintura? Sim. Chapinha ou secador quente matam o piolho? Não, só estouram os ovos e aumentam a infestação.

PIOLHO PULA
Como as crianças, muitas vezes, se abraçam ou estão bem próximas umas das outras, esses insetos podem andar até alcançar um novo hospedeiro. A dermatologista pediátrica Carolina Gonçalves Contin, do Sabará Hospital Infantil (SP), ainda afirma que, em meninas com cabelos longos, a propagação é maior.

Repelentes possuem óleos essenciais que liberam um odor que piolhos e insetos em geral não gostam, auxiliando na prevenção de uma possível infestação.

Não está cientificamente provado que as tintas para o cabelo possam, quando aplicadas, matar os piolhos, as ninfas e as lêndeas. Além disso, estes insetos podem ficar pintados com a tinta e serem mais difíceis de se identificar. Mas será que ter o cabelo já pintado evita apanhar piolhos? Os piolhos não voam nem saltam.

Essência de lavanda: com o cabelo limpo e seco, aplique algumas gotas da essência e massageie o couro cabeludo por alguns minutos. Passe o pente fino e retire o piolho. Além de acabar com os bichinhos ainda deixa os cabelos muito perfumados.

Piolho não tem nada a ver com higiene. Lavar a cabeça todos os dias não evita a chegada do inseto. Basta encostar a cabeça em quem tem piolho que a gente pega – por isso é mais comum em crianças que brincam juntas. Compartilhar pentes, escovas ou bonés também transmite piolho.

Para prevenir a pediculose, o ideal é evitar o compartilhamento de roupas, toalhas, acessórios de cabelo e outros objetos de uso pessoal, bem como evitar o contato direto com pessoas infectadas pelo parasita. As crianças são com frequência as mais infectadas principalmente na escola.

Escovas de cabelo, prendedores, lenços, bandanas, capacetes, chapéus e bonés, por exemplo, podem proporcionar a disseminação da doença. A pediculose da cabeça é muito comum em crianças em fase escolar, uma vez que elas costumam ter contato próximo com os colegas, o que facilita o contágio.

Vale lembrar também que ter piolhos não significa falta de higiene, ao contrário, estes geralmente preferem um ambiente seco, fino, não oleoso e limpo. A única forma de prevenção é evitar o contato com pessoas infectadas, o que nem sempre é possível, principalmente nas crianças.

6) Para matar o piolho é necessário esmagar com a unha? Falso – Não se deve fazer isso em hipótese alguma: após a retirada com o pente fino, os insetos devem ser mergulhados em uma solução contendo vinagre e água em igual quantidade.

Pelo contrário, piolho gosta de cabelo limpo. Por isso, quem lava o cabelo diariamente também pode ter piolho. As crianças sofrem discriminação, ganham apelidos desagradáveis na escola, mas nosso papel é esclarecer que qualquer pessoa, independente de raça ou renda familiar, pode ser infestada.