Quem tem problema de vesícula pode comer pão?

Perguntado por: abrito . Última atualização: 8 de julho de 2023
4.3 / 5 5 votos

Pode comer qualquer tipo de pão , arroz e feijão , sem problemas . A indicação de cirurgia para esses cálculos na vesícula depende de sua idade, do aspecto de sua vesícula biliar e de seus sintomas.

Ainda, as leguminosas são excelentes fontes de vitaminas, proteínas vegetais, fibras e mais. Por isso, elas são indicadas para quem deseja evitar a colelitíase ou aliviar seus sintomas. Em especial, o feijão azuki é um grande aliado da saúde da vesícula biliar.

Carnes magras
Fontes riquíssimas de proteínas, as carnes são importantes para uma alimentação equilibrada, que permita o bom funcionamento de todos os órgãos --incluindo a vesícula. Mas, para não sobrecarregá-la, é recomendado o consumo de carnes magras, como frango sem pele, coxão duro e patinho sem gordura aparente.

Se for feito com muito óleo e gorduras, o alimento pode tornar-se indigesto. O ideal é consumir os ovos cozidos. Porém, se a pessoa tiver algum problema na vesícula biliar, como pedras ou vesícula preguiçosa, a ingestão de ovo pode provocar mal-estar, náuseas e dores no lado direito do abdômen, próximo às costelas.

Embutidos, como presunto, salsichas ou mortadela; Oleaginosas, como nozes, castanhas, amêndoas ou amendoim; Peixes gordos, como atum, salmão e sardinha; Alimentos industrializados, como chocolate, biscoitos, massa folhada, caldo de carne ou molhos prontos.

Detalhes. Quem tem pedra na vesícula precisa diminuir o consumo dos alimentos gordurosos. Cristina já foi parar no hospital com o problema, mas não consegue evitar pão francês, pipoca, chocolate e pastel.

Consuma mais frutas e vegetais
Um artigo publicado pelo Journal of Health Population and Nutrition sugere que um padrão alimentar saudável, rico em frutas, vegetais, grãos integrais e óleo vegetal poder estar associado à diminuição do risco de cálculo na vesícula.

O limão contém uma substância chamada limoneno, presente principalmente na casca , que é antibacteriana. Em geral a mistura ajuda a eliminar cálculos renais e acaba estimulando o bom funcionamento do fígado e da vesícula biliar.

Banha animal, bacon, toucinho, torresmo. Carnes gordas, pele de carne de aves, peixes gordos (sardinha, atum, cavala, salmão), enchidos de porco (mortadela, copa, salame, presunto) e embutidos (linguiças e salsichas). Alimentos fritos, milanesa ou empanados imersos no óleo.

Medicamentos para aliviar a dor (ibuprofeno, paracetamol) podem ser úteis para controlar a dor. Algumas pessoas podem precisar de antibióticos se houver sinais de infecção do duto da vesícula biliar ou bile.

O que não comer: frituras em geral, salsichas, linguiças, carnes vermelhas, margarina, leite integral, queijos amarelos como cheddar e mussarela, creme de leite, pizza, produtos industrializados como bolacha recheada, salgadinhos de pacote e comida congelada.

Colecistite aguda: Quando ocorre um processo inflamatório/infeccioso na vesícula com sintomas como dor intensa abaixo das costelas à direita, febre e alguns pacientes podem evoluir com icterícia (olhos e pele amarelados).