Quem tem problema de pressão alta pode doar sangue?

Perguntado por: echaves . Última atualização: 11 de julho de 2023
4.3 / 5 18 votos

» tiver peso inferior a 50 quilos. » estiver com anemia no teste realizado imediatamente antes da doação. » estiver com hipertensão ou hipotensão arterial no momento da doação. » estiver com aumento ou diminuição dos batimentos cardíacos no momento da doação.

Até mesmo o medo da agulha, a ansiedade e a emoção podem ocasionar elevação da pressão nesta situação. Mas não é a doação do sangue que vai imediatamente interferir na sua pressão. Os hipertensos poderão doar sangue se estiverem em uso de medicamento que não contraindique por si só a doação.

Para todos os candidatos, a pressão sistólica (máxima) no momento da doação não poderá estar abaixo de 90mmHg e a pressão diastólica (mínima) não poderá estar abaixo de 60mmHg. Estes limites são determinados para proteção do doador, a fim de evitar que ele apresente reações adversas em função da doação.

Quem tem pressão alta, ou hipertensão, está permitido a doar sangue, desde que não esteja fazendo uso de medicamentos que contraindiquem a doação.

Doenças que impedem a doação: doenças hematológicas, cardíacas, renais, pulmonares, hepáticas, autoimunes, diabetes, hipertireoidismo, hanseníase, tuberculose, câncer, sangramentos anormais, convulsões, ou portadores de doenças infecciosas transmissíveis pelo sangue como Doença de Chagas, Hepatite, AIDS, Sífilis.

Antidepressivo (ex: duloxetina): impede a doação por cinco dias após a suspensão do uso do medicamento.

Não impedem a doação os diuréticos (ex.: Hidroclorotiazida, Clorana), antagonistas da angiotensina II (ex: Losartana), os bloqueadores de canais de cálcio (ex: Nifedipina) e os inibidores da enzima conversora de angiotensina (Captopril, Enalapril ou similares), entretanto, o uso destes últimos contraindica a doação por ...

É relativamente comum acontecer mal-estar, tonturas e até desmaios no momento da coleta de sangue. Isso ocorre involuntariamente e os motivos podem ser reflexo do nervosismo ou do jejum prolongado. Sabendo desse risco de quedas, o Hemos emprega ações preventivas pensando na segurança do cliente.

Doar sangue faz bem? Conheça os benefícios para o doador

  • Protege o coração e o fígado. Doar sangue faz bem para a saúde do doador ao diminuir a pressão arterial, podendo melhorar inclusive os níveis de colesterol. ...
  • Doar sangue faz bem ao diminuir o risco de câncer. ...
  • Poupa as funções hepáticas.

Alguns doadores podem apresentar após a doação: tontura, desmaio, mal estar, náuseas, vômitos, hematoma ou dor no local da punção venosa. Na dúvida, entre em contato com o Hemocentro. Caso sinta tontura ou mal estar após a saída do Hemocentro, solicite auxílio a alguém e deite-se.

Hipertensão e álcool: investir na redução do consumo é fundamental para o controle da pressão alta. A ligação entre hipertensão e álcool já é bem conhecida pelos médicos, que reconhecem o consumo excessivo de bebidas alcoólicas como um dos principais fatores de risco para desenvolver a doença.

Se a pessoa estiver com hipertensão arterial no momento da doação de sangue, não poderá doar. Caso esteja sob controle, sem uso de medicamentos, poderá doar.

AB

AB é considerado como o sangue mais raro de todos os tipos. Ele não possui anticorpos contra o sangue A e nem contra o sangue B. Isso significa que quem possui o tipo sanguíneo AB pode receber sangue de qualquer tipo. Esse grupo é o mais comum entre as pessoas, ele possui anticorpos anti-A e anti-B.