Quem tem problema de coração pode inchar os pés?

Perguntado por: aaparicio7 . Última atualização: 11 de julho de 2023
4.2 / 5 14 votos

Os sinais aparecem quando os músculos do coração não dão conta de bombear o sangue com quantidade adequada para todo o corpo. Diante disso, há uma retenção de líquido e, como consequência, há dores e inchaços nas pernas, que sofrem mais em razão da ação da gravidade.

Os pés inchados também podem ser sintomas de diversas doenças, como insuficiência cardíaca, problemas renais, diabetes e artrite. Na maioria das vezes, essas situações levam ao acúmulo de fluidos nos tecidos e inchaços nos pés. Já em relação à artrite, inflamações nas articulações provocam o problema.

Inchaço nas pernas e nos pés
O sangue que é bombeado pelo órgão e que vai para as pernas e os pés não volta, se concentrando nessas regiões. Como o coração perde a força necessária para fazer com que o fluido circule, ocorre a retenção de líquidos, responsável pelo inchaço.

Os pés inchados nem sempre indicam algum problema de saúde mais sério. No entanto, se o problema persistir, o ideal será procurar um médico vascular. Muitas vezes, o inchaço nos pés e tornozelo é causado pelo acúmulo de líquidos que pode ocorrer após ficarmos muito tempo em , sentados, ou fazermos longas caminhadas.

A insuficiência cardíaca também pode estar associada a sintomas como inchaço e dores nos tornozelos, pernas e pés. O inchaço é mais um dos sintomas associados à possibilidade de insuficiência cardíaca.

O sintoma mais comum é o inchaço. “Se for uma dor súbita, se não estava inchada e nem dolorida e no dia seguinte está, vá a um pronto-socorro e procure um especialista”, alerta o cirurgião vascular Marcelo Matielo.

Sedentarismo, má postura e má alimentação:
Além dos problemas venosos e vasculares, a má alimentação, a postura e o sedentarismo são fatores que podem contribuir para os pés inchados. Má postura: quando os pés ficam suspensos por muito tempo há uma dificuldade do retorno sanguíneo aos vasos dos pés.

O inchaço que geralmente aparece na região dos pés e tornozelos é ligado às alterações normais da circulação. Sendo assim, muitos dos casos não são sinais de problemas mais graves.

Sempre devemos procurar o médico para investigar a origem da perna inchada. É importante ressaltar que em algumas situações essa consulta deve ser feita em caráter de urgência, em especial quando associa-se aos seguintes sintomas: Dor. Falta de Ar.

Conheça alguns sinais de hipertensão: mal-estar; dor de cabeça; ansiedade; dor no peito; visão turva e pés inchados.

PÉS INCHADOS: O QUE PODE SER?

  1. Ingerir bastante líquido;
  2. Manter uma dieta rica em alimentos diuréticos (como alface, pepino, tomate, melancia, melão, abacaxi) e pobre em sódio (industrializados e sal em excesso);
  3. Praticar atividades físicas regularmente;
  4. Realizar drenagem linfática sempre que possível.

Massagem ou drenagem linfática podem sim diminuir o inchaço, pois elas auxiliam o retorno venoso. A perna fica mais leve, diminui a dor e até a sensação de perna cansada.

De acordo com Felipe Gavranic dos Reis, especialista em Cardiologia e Médico Cardiologista da CCRmed, o paciente normalmente apresenta sinais entre uma e até duas semanas antes do infarto e costuma recorrer ao pronto-socorro para ser medicado.