Porque a urticária piora à noite?

Perguntado por: nduarte8 . Última atualização: 11 de julho de 2023
4.9 / 5 12 votos

Isso porque no período noturno, nosso corpo tem alterações hormonais.

Medicamentos anti-histamínicos (conhecidos como antialérgicos), por via oral, são úteis para aliviar os sintomas em casos de urticária aguda. A urticária crônica não tem cura, mas as crises podem ser controladas com medicamentos que melhoram os sintomas e, consequentemente, a qualidade de vida dos pacientes.

É muito difícil definir o fator desencadeante de grande parte dos episódios de urticária crônica espontânea. Estudos recentes indicam que muitos desses quadros podem estar associados a uma doença autoimune, que se instala quando o sistema imunológico produz anticorpos que agridem o próprio organismo.

A urticária é uma condição dermatológica que se caracteriza por lesões pruriginosas e com relevo, que duram de 24 a 48h e migram pelo corpo, podendo desaparecer em alguns locais e surgir em outros. Além disso, devido às características metabólicas do nosso organismo, os sintomas tendem a apresentar piora noturna.

Em alguns casos, a coceira e o inchaço também são comuns. Para ser considerada um problema crônico, a urticária deve ocorrer por um período igual ou superior a 6 semanas. Em linhas gerais, as lesões provocadas pela urticária são breves, tendo sua aparência restabelecida entre 1 e 24 horas.

Os antialérgicos (anti-histamínicos) são os medicamentos de escolha para o tratamento dessa doença. A histamina é a principal substância que provoca a lesão da urticária, então faz sentido usar um anti-histamínico. A dose em bula dos antialérgicos costuma ser: Tomar 1x ao dia.

Picles,espinafre, tomate, ketchup e pimentão. Álcool (principalmente vinhos, cerveja e espumantes). Morangos, banana, abacate. Temperos como pimenta, vinagre e mostarda.

Uma opção segura, disponível e bem tolerada é a Loratadina, outras opções incluem a cetirizina, a desloratadina e a fexofenadina, porém com custo mais elevado. Pode ser necessário utilizar 2 a 4 vezes a dose usual do anti-histamínico de segunda geração para controle dos sintomas.

Omalizumabe é uma nova opção, que pode ser associada aos antialérgicos no tratamento da urticária de difícil controle.

Vermelhidão, irritação, inchaço ou coceira pelo corpo, podem estar ligados a fatores emocionais. Ainda não há uma comprovação. Mas há a hipótese de que o estresses é um causador das erupções ou alergias na pele. Dependo do caso do paciente, é feita uma análise do seu controle emocional pelo médico.