Como travar um ataque de ansiedade?

Perguntado por: upadilha . Última atualização: 11 de julho de 2023
4.8 / 5 2 votos

A seguir, você confere algumas técnicas eficazes para esses momentos de pico.

  1. Diminuir o ritmo da respiração. Durante a crise é comum a respiração ficar descontrolada. ...
  2. Desviar a atenção dos sintomas. ...
  3. Relaxar os músculos. ...
  4. Distrair a mente. ...
  5. Usar a imaginação guiada.

Veja as técnicas mais amplamente validadas

  1. Distanciamento. Visualize mentalmente a situação ou a pessoa estressante e distancie a imagem até a pessoa ou o cenário ficarem bem pequenos. ...
  2. Mudança de perspectiva. ...
  3. Conte até 10. ...
  4. Respire fundo. ...
  5. Pense Positivo. ...
  6. Evite pessoas negativas. ...
  7. Não leve nada para o lado pessoal. ...
  8. Meditação.

Respire bem devagar, preste atenção no ar que entra e sai calmante. Comece sua jornada, visualize a si mesmo num lindo lugar no meio da natureza e continue respirando devagar. Perceba tudo ao seu redor, a beleza das cores e das flores, a beleza das árvores, das plantas e a energia do sol que te acalenta.

Durante uma crise de ansiedade, por exemplo, alguns especialistas indicam que os pacientes segurem uma pedra de gelo na mão. Dessa forma, a atenção passa a ser a sensação que o gelo causa na pele, desviando o foco dos sintomas da crise.

Melissa ou cidreira: calmante, sedativa e relaxante, a cidreira é uma excelente aliada para acalmar e melhorar o foco ao mesmo tempo.

Cinco minutos de exercício com longas expirações e inspirações mais curtas; Cinco minutos com a mesma duração entre inspirações e expirações; E, por último, um terceiro exercício com expirações mais rápidas do que inspirações, também por cinco minutos.

Os sintomas de transtorno de ansiedade vão além do campo psicológico e podem refletir também no físico, causando diferentes reações no corpo, como:

  • boca seca;
  • braços dormentes;
  • náuseas e diarreia;
  • problemas digestivos;
  • calafrios, suor e tremores;
  • taquicardia e dores no peito;
  • respiração acelerada e falta de ar.

Quem nunca passou por uma crise de ansiedade antes pode até achar que está sofrendo um infarto, tamanha a intensidade desses sinais. Rapidamente, a sensação de mal-estar e angústia toma conta dos pensamentos. O tempo de crise é variável, mas a média é entre 30 e 40 minutos.

Calafrios
Em especial quando se veem em uma situação considerada de risco, algumas pessoas podem apresentar calafrios como sintomas da ansiedade. Nesse caso, eles seguem o sentimento de medo com o qual o paciente está lidando.

Sente em posição ereta. Pode ser no chão ou em uma cadeira; Puxe o ar pelo nariz, de forma lenta e profunda. Na hora de soltar, faça um biquinho com a boca, pois isso diminui o atrito do dente e da língua para a saída do ar e faz com que a respiração seja mais harmônica.

Existem diversas causas que, sozinhas ou combinadas, podem vir a desencadear o transtorno de ansiedade, tais como: traumas, estresse, genética, doenças físicas e até mesmo a depressão. É comum o paciente alternar entre quadros de ansiedade e quadros de depressão, pois uma condição pode gerar a outra.

A oxicodona é considerada o remédio mais perigoso do mundo: além de o opioide ser altamente viciante, ele também é atraente por sua capacidade de anular qualquer dor física e promover uma sensação agradável de relaxamento e euforia. O medicamento já viciou mais de 2 milhões de pessoas somente nos Estados Unidos.

Além de meditar, praticar exercícios físicos de forma regular é uma ótima técnica para se acalmar. Pois cuidar da sua saúde gera satisfação e aumenta o bem-estar, além de fazer muito bem para a sua saúde mental.