Como se livrar das crises de pânico?

Perguntado por: dpereira3 . Última atualização: 11 de julho de 2023
4.4 / 5 13 votos

O mais importante em uma crise do pânico é ter consciência de que se trata de algo momentâneo. Com isso em mente, é fundamental buscar um local isolado, com pouca movimentação e, se possível, silencioso. Nesse local, você deve se sentar, respirar fundo e entender que os pensamentos que incomodam passarão em breve.

Confira a seguir.

  1. 1 – Tenha em mente que a crise é momentânea e vai passar. ...
  2. 2 – Concentre-se na sua respiração. ...
  3. 3 – Com a ajuda dos sentidos, observe o seu redor. ...
  4. 4 – Feche os olhos e imagine um lugar que te traga felicidade. ...
  5. 5 – Passada a crise de pânico, procure a ajuda de um profissional.

Causas: O transtorno do pânico pode ter como origem situações extremas de estresse, como crises financeiras, brigas, separações ou mortes na família, experiências traumáticas na infância ou depois de assaltos e sequestros. Pessoas cujos pais têm transtornos de ansiedade são mais suscetíveis de desenvolver TP.

Síndrome do pânico tem cura? A síndrome do pânico tem cura devido a ótima resposta à medicação. A maioria dos pacientes remitem os sintomas e não voltam a apresentar o quadro. É sempre importante uma investigação minuciosa pois a associação entre doenças psiquiátricas é muito frequente.

Há alimentos ou hábitos, como fumar e dormir pouco, que pioram o quadro do pânico? Sedentarismo, sono insuficiente, uso de substâncias estimulantes como cafeína, nicotina e algumas drogas de abuso podem causar aumento da ansiedade e deflagrar o transtorno em pacientes que possuem predisposição para o quadro.

Remédios como Alprazolam, Citalopram ou Clomipramina são indicados para tratar a síndrome do pânico, estando muitas vezes associados a sessões de terapia comportamental e psicoterapia com o psiquiatra.

Pessoas que sofrem de transtorno do pânico apresentam alterações no volume do cérebro, segundo estudo feito na Universidade de São Paulo (USP). A diferença de tamanho é verificada em estruturas cerebrais relacionadas à ansiedade e pode levar os pacientes a sentirem as crises da doença de maneira mais intensa.

A diferença entre ansiedade e síndrome do pânico está na intensidade dos sintomas e na imprevisibilidade de sua ocorrência. Enquanto a ansiedade tem causas mais lógicas e concretas, como um desafio a ser enfrentado ou uma situação delicada que está para ocorrer, a crise de pânico não tem hora nem motivo para começar.

A síndrome do pânico também traz prejuízos para a vida social, como explica Cohen: “Ela provoca uma insegurança crescente e elevado grau de ansiedade, tornando o indivíduo cada vez mais distante do convívio com amigos e familiares.” Ele passa a evitar algumas situações e acaba se distanciando de locais, de pessoas e do ...

O tempo de duração de uma crise de pânico é variável. Segundo a psiquiatra Juliana Diniz, o pico da ansiedade pode durar até 40 minutos, porém os efeitos de mal-estar podem se manter após esse período. Além disso, as pessoas com a síndrome do pânico podem ter crises recorrentes, com intervalos curtos entre elas.

Diazepam (Valium); Lorazepam (Lorax); Clonazepam (Rivotril).

Chás e remédios caseiros e naturais para ansiedade

  1. Chá de camomila. Muito conhecida por ajudar a acalmar, a camomila é uma planta que auxilia diretamente na melhora dos efeitos da ansiedade. ...
  2. Chá de lavanda. ...
  3. Chocolate amargo. ...
  4. Chá de erva-cidreira. ...
  5. Opções complementares.

Com potencial antidepressivo, pode ser usado como tratamento natural para a depressão, ansiedade e agitação nervosa, com potencial reparador para o sistema nervoso.

  • Melissa ou cidreira. Assim como a camomila, tem ação calmante que pode ser efetiva no controle da insônia, nervosismo e ansiedade. ...
  • Lavanda. ...
  • Alecrim.

Para fechar nossa lista, a erva cidreira, que tem em sua composição substâncias como o ácido rosmarínico, um sedativo natural dos mais eficazes.