O que a Bíblia fala sobre a ansiedade?

Perguntado por: alopes7 . Última atualização: 11 de julho de 2023
4.6 / 5 12 votos

Evangelho de Mateus, 6: 25-33-34 diz: “Por isso, vos digo: não andeis ansiosos pela vossa vida, quanto ao que haveis de comer ou beber; nem pelo vosso corpo, quanto ao que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o alimento, e o corpo, mais do que as vestes?

Salmo 94

Salmo 94:18-19 – Quando eu disse: Os meus pés escorregaram, o teu amor leal, SENHOR, me amparou! Quando a ansiedade já me dominava no íntimo, o teu consolo trouxe alívio à minha alma.

Provérbios 12:25 O coração ansioso deprime o ser humano, mas uma palavra de encorajamento o anima. O coração ansioso deprime o ser humano, mas uma palavra de encorajamento o anima. A ansiedade no coração do homem o abate; mas uma boa palavra o alegra.

A Bíblia ensina que os crentes devem confiar no Senhor e lançar sobre Ele todas as suas ansiedades. O versículo bíblico é bem claro: “Lançando sobre Ele toda a vossa ansiedade, porque Ele tem cuidado de vós” (1 Pedro 5:7). O significado desse ensino obviamente fala sobre o cuidado do Senhor para com seus filhos.

O Espírito Santo pode ficar conosco, se nosso corpo e nossa mente forem puros. O Pai Celestial sabe que somos tentados a tratar o corpo de maneira imprópria ou a ingerir substâncias prejudiciais. Por essa razão Ele nos disse quais as coisas que são boas para a saúde e quais são ruins.

Concede-me, Senhor, forças e coragem a fim de vencer as minhas dificuldades, e ajuda-me a que jamais seja dominado pelo medo do que possa acontecer. Afasta de mim qualquer pensamento de insegurança, porque confio no Teu Eterno Amor, sabedor de que Deus a tudo preside e tudo deixa acontecer para o nosso bem!

Oração para ansiedade
Eu coloco todos os problemas e preocupações diante de você. Vou me concentrar no fato de que você me ama e cuida de mim. Vou permitir que você carregue meus fardos enquanto me envolve com paz, alegria e contentamento. Obrigado, Senhor, por tudo o que você tem e fará por mim, amém”.

Evangelho de Mateus, 6: 25-33-34 diz: “Por isso, vos digo: não andeis ansiosos pela vossa vida, quanto ao que haveis de comer ou beber; nem pelo vosso corpo, quanto ao que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o alimento, e o corpo, mais do que as vestes?

Existem diversas causas que, sozinhas ou combinadas, podem vir a desencadear o transtorno de ansiedade, tais como: traumas, estresse, genética, doenças físicas e até mesmo a depressão. É comum o paciente alternar entre quadros de ansiedade e quadros de depressão, pois uma condição pode gerar a outra.

1 Clamei a Deus com a minha voz, a Deus levantei a minha voz, e ele inclinou para mim os ouvidos. 2 No dia da minha angústia busquei ao Senhor; a minha mão se estendeu de noite, e não cessava; a minha alma recusava ser consolada. 3 Lembrava-me de Deus, e me perturbei; queixava-me, e o meu espírito desfalecia.