Quem tem problema de ácido úrico pode comer carne de porco?

Perguntado por: dtrindade . Última atualização: 1 de julho de 2023
4.6 / 5 13 votos

Entendo sua preocupação. Sim, a carne de porco, assim como outras carnes vermelhas, pode ser rica em purinas, que no corpo se transformam em ácido úrico. Se você já tem níveis elevados de ácido úrico ou sofre de gota, é aconselhável moderar o consumo dessas carnes.

Os alimentos mais ricos em precursores do ácido úrico e que devem ser ingeridos com precaução são a carne de porco e de caça, vísceras de animais, charcutaria, conservas de peixe, mariscos, café, chá, chocolate e bebidas alcoólicas – sobretudo a cerveja.

Cabrito, carneiro, miúdos em geral (fígado, coração, língua e miolo), frutos do mar (camarão, mexilhão, siri, caranguejo), embutidos (linguiça, salsicha, calabresa, mortadela, presunto gordo, salame). Todas, especialmente cerveja (mesmo sem álcool).

De uma maneira geral, o mais indicado para o tratamento no controle do índice de ácido úrico é preferir alimentos menos industrializados, seguir uma dieta balanceada e saudável, rica em leite e derivados, frutas e verduras e esquecer o consumo de bebidas alcoólicas – incluindo a cerveja, que é rica em purina.

O Alopurinol é um medicamento usado prevenir crises de gota e outras condições associadas com o excesso de ácido úrico no corpo, tais como: pedras nos rins e certos tipos de doença renal. Logo, este medicamento atua reduzindo a produção de ácido úrico que é sintetizado por nosso organismo.

Um excelente remédio caseiro para o ácido úrico é o suco combinado de beterraba, cenoura, pepino e agrião. Os ingredientes destes suco possuem propriedades que ajudam a eliminar o excesso de ácido úrico do organismo, podendo ser um ótimo complemento terapêutico para gota e artrite.

Arroz e feijão por si só não costumam ser um problema para pacientes com gota, ao contrário de alimentos como carne vermelha, bebidas alcoolicas (principalmente destilados e cervejas), embutidos, certos tipos de frutos do mar, por exemplo.

Sim, quem tem ácido úrico alto pode comer ovo! Contudo, a ingestão deve ser moderada, para não agravar o quadro. A ingestão moderada de ovos significa que o consumo não deve passar de 1 a 2 ovos por dia.

Chá de cereja: é um chá rico em antocianidinas, que são compostos que ajudam a reduzir a produção de ácido úrico alto.

Alimentos ricos em purinas, como carne vermelha, frutos do mar e bebidas alcoólicas, podem aumentar os níveis de ácido úrico. O estilo de vida também pode influenciar o equilíbrio do ácido úrico. O sedentarismo, a obesidade e o estresse são fatores que podem contribuir para o aumento do ácido úrico no organismo.

Alimentos PERMITIDOS
Chá ou café, sucos, manteiga, pão, cereais (refinados ou grão integral), macarrão, sagu, queijos de todas as espécies, frutas, gelatina, leite, açúcar e doces vegetais, legumes crus ou cozidos, ovos, verduras.

Os AINEs auxiliam no alívio da dor causada pelo ácido úrico alto, principalmente nas articulações, e têm ação analgésica. Exemplos de AINEs: paracetamol (tylenol), naproxeno sódico e ibuprofeno.

A vitamina C no limão também ajuda a reduzir os níveis de ácido úrico. Para isso, basta espremer a metade ou um limão em 1 copo de água por dia e bebê-lo. Cereja: As variedades de amora e cereja são boas para a gota, pois reduzem o ácido úrico no corpo.

Sintomas de ácido úrico alto
Dor e inchaço em uma articulação, especialmente o dedão do pé, tornozelo, joelho ou dedos; Dificuldade em movimentar a articulação afetada; Vermelhidão no local da articulação, que pode até ficar mais quente que o habitual; Deformação da articulação, devido ao acúmulo excessivo de cristais.