Quem tem pressão alta pode comer pão?

Perguntado por: rjaques . Última atualização: 8 de julho de 2023
4.7 / 5 18 votos

Para a cardiologista Maria Alayde Mendonça, o pão não é um alimento “tão bonzinho” e também requer cuidados em seu consumo, principalmente para quem sofre de hipertensão arterial.

Uma fatia de pão branco tem entre 80 e 230 miligramas. Da próxima vez que você fizer um sanduíche, escolha um pão integral, um muffin ou uma tortilha para reduzir o sódio. Você também pode comer seu sanduíche “aberto” com apenas uma fatia.

O pão e outros produtos de padaria contêm altos níveis de sódio e gorduras saturadas que, ao serem absorvidos, aumentam os níveis de pressão arterial.

Na verdade, as indicações mudam pouco do café da manhã. A principal diferença está na substituição do leite com café para sucos e vitaminas. Beba vitamina de banana, abacate ou mamão, preparado com leite desnatado, vale lembrar. As frutas, torradas, sementes e cereais também são indicados.

CARDÁPIOS - HIPERTENSÃO
SALADA DE FRUTAS; 2. VITAMINA DE FRUTA / BISCOITO INTEGRAL; 3. CUSCUZ À CEARENSE / SUCO DE FRUTA; 4. CANJA DE FRANGO/ TORRADA SEM SAL; 5.

“Substâncias estimulantes podem elevar a pressão arterial, como pimenta, ginseng, cafeína, chá verde, chá preto e alcaçuz. Por isso, fórmulas emagrecedoras, ainda que compostas de produtos naturais, devem ser usadas sob supervisão médica”, afirma a cardiologista Ana Catarina de Medeiros Periotto.

Seu alto teor de sódio (sal) pode causar o aumento da pressão arterial e aumentar o risco de doenças cardiovasculares, como é o caso da hipertensão, quando consumido em excesso.

7 alimentos que podem diminuir sua pressão arterial

  1. Bananas. As bananas são ricas em potássio, um mineral muito importante para o controle da hipertensão. ...
  2. Frutas cítricas. ...
  3. Beterraba. ...
  4. Salmão. ...
  5. Semente de abóbora. ...
  6. Melancia. ...
  7. Aveia.

Prefira pães com pouca gordura, como a maioria dos pães e cereais integrais (aveia, trigo, farelo), massas sem gema de ovo, ervilha, feijão, grão-de-bico, lentilha, batata cozida ou assada simples, arroz e mandioca.

A obesidade, o sedentarismo, o estresse, o tabagismo e quantidades excessivas de álcool ou sódio (sal) na dieta podem desempenhar um papel no desenvolvimento da hipertensão arterial em pessoas que têm uma tendência hereditária para desenvolvê-la. Na maioria das pessoas, a hipertensão arterial não causa sintomas.

Benefícios de incluir carne suína na dieta
Também possui boa quantidade do mineral potássio, e menor teor de sódio, comparada a outras carnes, como frango e boi. Essas características tornam a carne de porco uma aliada para quem possui pressão alta (Hipertensão Arterial Sistêmica).

Leguminosas. As leguminosas têm baixo teor glicêmico, ou seja, não aumentam as taxas de glicose no sangue quando consumidas. Assim, a pressão também não se eleva. Ervilhas, lentilhas, feijão e grão-de-bico, por exemplo, são opções de leguminosas para incluir no cardápio.