Quem tem pedra nos rins pode tomar café?

Perguntado por: oramires . Última atualização: 12 de julho de 2023
4.8 / 5 5 votos

Um estudo de outubro de 2021 da National Kidney Foundation apontou que a cafeína tem ação protetora e pode, na verdade, reduzir o risco de cálculos renais. De acordo com a análise, beber uma xícara ou uma xícara e meia por dia diminui essas chances em até 40%.

Nos pacientes com histórico de cálculo renal de ácido. úrico de repetição devem evitar a cerveja devido a um. aumento de chance de novos cálculos de ácido úrico. com o uso da cerveja e também se associado a carne.

Assim como os alimentos industrializados, o consumo de pães, massas e doces também pode comprometer consideravelmente a saúde renal. Isso ocorre porque a maioria desses alimentos são ricos em açúcares e carboidratos.

O sódio – principal constituinte do sal de cozinha e presente em diversos alimentos industrializados – induz a deposição de sais no organismo, aumentando o risco de surgimento das pedras nos rins.

Em outras palavras, o paciente com pedra nos rins pode e de tomar consumir leite e derivados.

O chá de quebra-pedra é uma das opções mais conhecidas, já que como o seu nome diz, ajuda a dissolver as pedras já existentes nos rins, além de prevenir a formação de novas. Essa planta medicinal é antioxidante, antibacteriana, e também previne infecções bacterianas.

A principal causa da formação da pedra no rim é a pouca ingestão de água, que deixa a urina com uma concentração de cristais muito alta.

Frutas com grandes quantidades de potássio em sua composição nutricional – como banana, abacate e mamão – costumam ser perigosas para pessoas com propensão a desenvolver doenças renais. Isso se dá porque o potássio é filtrado com dificuldade pelos rins, podendo trazer problemas à saúde.

Laranja e limão
O citrato, presente nessas frutas, previne a formação dos cristais nos rins. Os especialistas recomendam o consumo destas frutas para quem apenas tem casos de pedras nos rins na família, como forma de prevenção.

Suco de limão, laranja e melão
Além disso, beber uma xícara de suco fresco por dia pode contribuir para a ingestão de líquidos diária recomendada e, assim, melhora a saúde em geral.

Uma das medicações mais utilizadas na prática para auxiliar a eliminação destes cálculos é tansulosina, um alfabloqueador.

Uma dieta rica em proteína animal e sal e pobre em ingestão de água propicia seu aparecimento. De acordo com a cartilha do Departamento de Terapia Minimamente Invasiva da Sociedade Brasileira de Urologia, suco de frutas cítricas, como limão, protegem o organismo da formação de pedras renais.

E exemplifica: “Quem tem pedra no rim deve ingerir de 2,5 a 3 litros por dia, enquanto quem tem insuficiência cardíaca ou doença renal avançada deve diminuir para 1 litro, dependendo de cada caso”.