Quem tem o colesterol alto pode tomar leite?

Perguntado por: aviana . Última atualização: 2 de julho de 2023
4.9 / 5 4 votos

Pessoas com o colesterol no limite podem optar pelos leites do tipo C ou o semidesnatado.

No desnatado, quando a gordura é retirada o ácido vai junto. Este tipo de leite é indicado para quem tem colesterol alto.

Se você bebe leite de vaca, a maioria dos médicos recomenda versões com baixo teor de gordura ou sem gordura. Uma porção de 1 xícara de leite desnatado tem 83 calorias, nenhuma gordura saturada e apenas 5 mg de colesterol.

Uma das substituições recomendadas é a troca dos refinados por integrais – no caso do pão, o integral tem mais fibras que ajudam no controle do colesterol, assim como a aveia.

De acordo com especialistas, depende de como o café é preparado. Segundo Debora Meireles, nutricionista de Porto Alegre, o modo de preparo do café que não é prejudicial para o colesterol é o filtrado.

Quando consumidas com moderação, as bananas podem mais beneficiar do que prejudicar os níveis de colesterol, segundo os especialistas. A fruta é uma boa fonte de fibra alimentar, que ajuda a reduzir o LDL. O potássio nas bananas também ajuda a diminuir a pressão arterial, o que pode diminuir o colesterol.

Preparar um lanche com pão integral é uma ótima opção para quem tem colesterol alto. O alimento é rico em fibras, que colaboram na diminuição do colesterol advindo dos alimentos.

Cereais int​egrais: bolachas, pães; Fibras: aveia; ​Semente de linhaça: triturada (consumir imediatamente) misturada em bases líquidas e/ou sólidas. ​​Frutas e Vegetais: Frutas e vegetais contém uma baixa quantidade de colesterol e gordura, com exceção ao coco e abacate.

Frutas: ameixa, maçã, laranja, pera e limão são ricas em fibras, elas ajudam a aumentar o nível de colesterol bom. Além disso, são ricas em vitamina C, sendo ainda mais poderosa no combate ao colesterol alto.

A nutricionista Camila Brito explica que os alimentos que mais alteram negativamente o colesterol são aqueles que possuem gorduras trans, como os ultra processados, ou seja bolachas recheadas, sorvetes, pratos congelados, salgadinhos, bolos prontos, macarrão instantâneo, entre outros.

Com o avanço da ciência, temos cada vez mais estudos mostrando que o ovo não aumenta o risco de doenças cardiovasculares e de acordo com Di Marco e colaboradores, o consumo de 2 a 3 ovos por dia melhoram o HDL, o colesterol bom e ainda aumenta a luteína e zeaxantina sérica que tem uma função antioxidante.

Quem tem colesterol pode comer ovo cozido todos os dias? Pode sim! O ovo é um alimento nutritivo, fonte de colina, proteína, boa gordura e demais nutrientes, sem contraindicações, exceto para quem tem alergia ao mesmo. Sendo assim, até mesmo pessoas com alterações no colesterol podem consumir ovos.

Também é rica em fibras e possui potássio, ferro, cobre e manganês adequados. Batata doce é um alimento rico em nutrientes é uma escolha saudável para uma pessoa com níveis elevados de triglicerídeos.