Quem tem neoplasia pode trabalhar?

Perguntado por: arosa . Última atualização: 7 de julho de 2023
4.5 / 5 3 votos

Também chamada de aposentadoria por invalidez, ela ocorre quando a perícia médica atesta que a neoplasia maligna impossibilitou o profissional de exercer as atividades de trabalho para sempre. A Lei Nº 8.213/91 garante aposentadoria integral ao paciente com câncer que se enquadrar nessas condições.

A pessoa portadora de Neoplasia maligna (câncer) pode ter direito a Auxílio-doença, Aposentadoria por invalidez, a depender da gravidade da doença e das consequências que a doença traz para a capacidade laborativa.

O portador de câncer terá direito ao benefício, independente do pagamento de 12 contribuições, desde que esteja na qualidade de segurado. A incapacidade para o trabalho deve ser comprovada por meio de exame realizado pela perícia médica do INSS.

Não dê conselhos que não foram solicitados
Às vezes, mesmo frases bem intencionadas podem surtir efeito negativo. É importante respeitar o espaço e as escolhas de quem está doente. Embora com boas intenções, dar conselhos não solicitados pode ser visto como invasivo e desrespeitoso.

O que é neoplasia? A neoplasia é um tumor derivado do crescimento anormal do número de células no organismo, mais conhecido como câncer. Essa alteração pode ser classificada como neoplasia maligna ou benigna.

Aposentadoria por invalidez
O portador de câncer terá direito ao benefício, independente do pagamento de 12 contribuições, desde que esteja na qualidade de segurado, isto é, que seja inscrito no Regime Geral de Previdência Social (INSS).

É também conhecido como neoplasia. O oncologista é o médico clínico especializado no tratamento do câncer, é aquele profissional que se ocupa da abordagem geral, do cuidado do paciente e especificamente da prescrição de tratamentos sistêmicos como quimioterapia, hormonioterapia e terapia biológica.

Qualquer tipo de câncer pode dar direito à aposentadoria por incapacidade permanente no INSS, mas é preciso que esse câncer cause incapacidade total e permanente para o trabalho. A pessoa que possui neoplasia maligna geralmente não consegue realizar qualquer tipo de atividade profissional.

A lei Federal 9797 de 06 de maio de 1999 constitui o direito à mulher a cirurgia plástica reconstrutiva por meio do SUS. Além desses benefícios, os pacientes com câncer podem exigir agilidade em processos na justiça para concessão de algum direito e também tem prioridade de atendimento em comércios e bancos.

Mas se o paciente estiver se sentindo bem, com indicação médica, os exercícios de intensidade moderada estão liberados. E como geralmente os cateteres ficam aplicados na parte superior do braço, a dica é não pegar muito peso nesta região.

Febre ou sintomas inespecíficos que não melhoram. Dores de cabeça frequentes, muitas vezes com vômitos. Alterações na visão ou mudanças repentinas de comportamento. Perda de apetite ou perda de peso não planejada.