Quem tem mioma pode engravidar?

Perguntado por: . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.2 / 5 3 votos

É o tipo de mioma mais comum, responsável por 75% dos casos. Entretanto, nem sempre isso significa que a mulher não pode engravidar. Apenas os casos em que o mioma é muito volumoso é que há o risco de infertilidade e/ou complicações relacionadas à gravidez.

Embora sejam menos frequentes, os miomas submucosos são os que mais podem interferir na fertilidade. Quando um tumor desse tipo se desenvolve próximo ao orifício tubário, por exemplo, ele pode obstruir a passagem dos espermatozoides para que cheguem até as tubas uterinas, local em que ocorre a fecundação.

Explico, cirurgias com mioma único ou poucos miomas, quando o cirurgião faz menos incisões no útero, a paciente pode engravidar entre 3 a 4 meses após a cirurgia. Já naqueles casos com múltiplos miomas ou nas laparotomias (corte de cesárea), normalmente indica-se uma espera de 4 a 6 meses.

Quando eles não causam sintomas nem infertilidade, basta fazer um acompanhamento periódico com o ginecologista. Se houver sintomas e/ou infertilidade, os miomas podem ser extraídos por meio de cirurgia. Aproximadamente 50% das mulheres conseguem engravidar espontaneamente após esse procedimento.

Na maioria dos casos, quem tem mioma pode engravidar já que a existência deste tipo de tumor benigno não tem relação direta com a fertilidade da mulher. Todavia, dependendo do tamanho e de sua localização, ele pode dificultar a gestação. Nesse sentido, muitas mulheres acabam engravidando após o tratamento.

Muitas mulheres se assustam quando recebem o diagnóstico de mioma no útero por acharem que se trata de um câncer. Mas não há razão para pânico: miomas não se transformam em tumores cancerígenos e não aumentam o risco de ter câncer de colo do útero, o que significa que não representam uma ameaça grave à saúde.

Os miomas raramente impedem a gravidez. É incomum que exista relação direta entre eles e a parada do desenvolvimento. O abortamento espontâneo até a oitava semana de gravidez é muito frequente e, em cerca de 60% dos casos, os embriões apresentam alguma má-formação ou alteração genética e são eliminados naturalmente.

A grande maioria dos miomas não provoca sintomas, porém, alguns provocam aumento do fluxo menstrual, muitas vezes com coágulos, podendo resultar em anemia. Outro sintoma importante é o aumento do volume abdominal.

Na maioria das vezes, os miomas uterinos não interferem na fertilidade. Porém, alguns tipos podem, sim, dificultar a concepção ou levar a abortamentos, devido a alterações na cavidade endometrial (local onde o embrião se fixa).

De maneira genérica, miomas a partir dos 4 cm podem ser considerados grandes.

A maioria dos miomas são pequenos, com menos de 5cm. Desta forma, não fazem engordar ou crescer a barriga. Somente miomas muito grandes fariam a barriga crescer. No entanto, eles são muito raros e acometem mulheres que ficaram muito tempo sem acompanhamento de rotina e tratamento.

O mioma pode ser tratado em alguns casos, apenas com acompanhamento clínico, remoção cirúrgica (miomectomia) ou através da embolização.