Quem tem metabolismo acelerado sente mais fome?

Perguntado por: acalixto . Última atualização: 2 de julho de 2023
4.5 / 5 18 votos

Já quem possui metabolismo acelerado tem mais disposição, vai mais vezes ao banheiro, transpira mais, possui maior frequência cardíaca, sente mais fome e apresenta facilidade para acumular gordura visceral – na região abdominal.

Um "metabolismo lento" queima menos calorias, o que significa que mais energia permanece armazenada como gordura no corpo. Já um "metabolismo rápido" queima calorias mais rápido, e isso explica por que algumas pessoas comem muito, se exercitam pouco e mesmo assim não engordam.

Uma das principais consequências disso é o maior gasto energético, por unidade de tempo. Ou seja, a pessoa com metabolismo ágil consegue queimar calorias mais facilmente. É importante ressaltar que, se esse quadro não traz prejuízos à saúde, ele pode ser considerado anormal.

Existem alguns sintomas que podem indicar um metabolismo acelerado, embora eles não signifiquem necessariamente isso. Alguns deles incluem: dificuldade em ganhar peso ou o paciente pode perdê-lo rapidamente, mesmo sem tentar; fome frequente, mais do que o normal.

Quando a gente está com o metabolismo acelerado, ele influencia na dificuldade para ganhar peso. Ou seja, muitas das pessoas que têm esse tipo de metabolismo são mais magras, pois tem facilidade de queimar as calorias.

Por que as pessoas comem muito e não engordam? Segundo a médica do esporte, Ana Paula Simões, a tendência a engordar ou emagrecer é algo imutável geneticamente. “A genética altera a célula conhecida como lipócito que tem uma capacidade maior de armazenar a gordura.

O metabolismo acelerado é parte de uma vida saudável e equilibrada. Acelerar o metabolismo é normalmente associado a perda de peso. Além da queima de gordura corporal e melhora no funcionamento do organismo, um bom metabolismo garante que seus esforços na academia e na alimentação não sejam em vão.

Pesquisadores da Universidade de Wisconsin, nos EUA, descobriram que, após a prática de qualquer atividade física de altíssima intensidade, como corrida, pedalada ou corda, o corpo segue queimando calorias por até 38 horas - mesmo que esteja em repouso absoluto durante todo esse período.

Mais do que apenas as funções vitais, como a taxa metabólica basal, o gasto energético também leva em consideração a energia consumida em atividades físicas. Para efeitos gerais, se convencionou o valor de 2.000kcal como o gasto energético médio em adultos. Porém, esse valor pode mudar muito de pessoa para pessoa.

A ansiedade pode causar aumento do cortisol, o que pode aumentar o armazenamento de gordura corporal. Um estudo de 2011 mostrou que, embora a ansiedade possa acelerar o metabolismo e liberar hormônios supressores do apetite, há também uma correlação com o aumento dos níveis de cortisol.

Os medicamentos à base de difenidramina possuem um efeito sedativo que diminui o consumo de energia (metabolismo), e a queima de calorias, o que leva ao ganho de peso. Insulina, sulfoniluréias, tiazolidinedionas.