Quem tem lúpus pode beber leite?

Perguntado por: rinfante . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.7 / 5 14 votos

Em pacientes com lúpus, especialmente aqueles que utilizam corticoides, a ingesta adequada de cálcio é ainda mais importante . As suas principais fontes são leite, queijo e iogurte e, caso o consumo seja baixo, pode ser necessária a suplementação de cálcio.

Quem tem lúpus pode tomar café? Sim. Parte do tratamento para lúpus consiste em uma alimentação adequada aos pacientes portadores, com o objetivo de prevenir fatores de risco e diminuir sintomas da doença, baseando-se na inclusão e diminuição de alguns nutrientes em determinados alimentos.

O consumo de álcool, cigarro e outras drogas é absolutamente contraindicado; Respeitadas as limitações que possam ocorrer durante as crises, a atividade física deve ser mantida com regularidade.

Veja alguns exemplos do que priorizar na dieta para lúpus:

  • Folhas verdes: Brócolis, espinafre, couve;
  • Frutas cítricas: Abacaxi, laranja e acerola;
  • Frutas vermelhas: Romã, morango e melancia;
  • Peixes: Atum, salmão;
  • Sementes Gergelim, linhaça e chia;
  • Temperos e condimentos: cebola, cúrcuma e alho.

Outros alimentos importantes para incluir na dieta no caso de lúpus podem ser: aveia, cebola, brócolis, couve-flor, repolho, beterraba semente de linhaça, tomate, uva, abacate, limão, cenoura, pepino, couve, lentilha e os germinados tipo alfafa.

Reduza as carnes vermelhas, o sal, os doces e as gorduras de origem animal. Tudo isso ajudará a proteger seu coração, a tratar a obesidade, a hipertensão e o diabetes.

Os gatilhos para desencadear o Lúpus, de acordo com a ciência, são: Luz solar: a exposição à luz do sol, de forma inadequada e em horários inapropriados, pode iniciar ou agravar uma inflamação preexistente a desenvolver lúpus. Além disso, esse tipo de postura também pode provocar câncer de pele.

Não. Emoções negativas como a perda de um parente próximo ou uma separação, podem desencadear os sintomas iniciais da doença ou provocar uma reativação.

Alimentos ricos em polifenóis: atuam como agentes antiinflamatórios, anticancerígenos e imunomoduladores em diversas doenças e protegem contra os danos oxidativos presentes no LES, os alimentos ricos em polifenóis são os vegetais, frutas, cereais, legumes e bebidas como chá, café e vinho.

André Luiz Oliveira, informa que, de fato, os portadores de lúpus têm direito a benefícios previdenciários. "O lúpus é uma doença que pode gerar incapacidade laboral, o que permite o requerimento de benefícios como o auxílio-doença, a aposentadoria por invalidez ou a pensão por morte", explicou um especialista.

Evite tomar leite e consumir demais produtos lácteos.

Os sintomas mais leves podem ser tratados com analgésicos, anti-inflamatórios e/ou doses baixas dos corticóides (prednisona – 5 a 20 mg/dia).

Os médicos tratam lúpus leve com: Medicamentos, como aspirina ou ibuprofeno (AINEs), para a dor. Medicamentos, como hidroxicloroquina, para aliviar os sintomas da pele e articulações. Protetor solar para proteger a pele contra o sol.

Lupus dieta recomendada
Por esta razão, é importante que seja feita sempre uma dieta diversificada, colorida e rica em fibras das frutas e vegetais (de preferência verde escuro, como brócolis e espinafre).